Quais são as crises do autismo?

Perguntado por: oamorim2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Essas crises nervosas são acompanhadas de sintomas, como gritos, choros, enjoos, tremores, mal-estar ou comportamento autoagressivo. Muito diferente de uma birra, que é uma estratégia para conseguir algo que deseja.

Dê o exemplo respirando fundo, evite movimentos repentinos e fale com voz baixa para ajudar a incutir uma sensação de calma em todos.

Considerado 'grau mais leve', o chamado Autismo de suporte nível 1 tem algumas características específicas como: contato visual não consistente; dificuldades na flexibilização de regras, preferindo a manutenção de padrões; problemas na interação com as pessoas, entender piadas, ironias ou sarcasmo; e podem ter ...

Crises são comuns em crianças com autismo, especialmente quando alguma situação ou pessoa faz com que elas se desregulem emocionalmente. A crise é caracterizada por uma série de comportamentos que também geram estresse e sentimentos de ansiedade nos cuidadores, que muitas vezes não sabem como lidar com elas.

Autismo afeta o desenvolvimento de crianças em três áreas: comunicação, socialização e comportamento.

Gatilhos comuns são barulho, bullying, irracionalidade social, longas filas, mudanças profundas, aglomerado de gente e outras situações estressantes, que podem levar a um momento de crise. Para diminuir a ocorrência das crises, é importante combater esses gatilhos comuns, removendo o motivo da crise.

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO
Entre os psicofármacos mais utilizados estão a risperidona (um antipsicótico atípico, bloqueador serotonérgico e dopaminérgico), a olanzapina, a quetiapina, a ziprasidona, a clozapina e o aripiprazol.

Os melhores brinquedos para crianças autistas

  • Encaixe de formas geométricas. Já viu aqueles brinquedos que tem o encaixe certinho de quadrados, esferas, retângulos e estrelas? ...
  • Trânsito em casa. ...
  • Cartilhas de trava-línguas. ...
  • Caixa sensorial. ...
  • Artistando. ...
  • Tubo das cores. ...
  • Labirinto das bolinhas.

Outro transtorno que parece autismo, mas não é: a hiperatividade.
...
Hiperatividade

  • Dificuldade em se concentrar;
  • Dificuldade no aprendizado;
  • Inquietação;
  • Movimentação contínua dos pés e mãos;
  • Dificuldade para permanecer sentado e/ou no lugar;
  • Fala excessiva.

Ainda não há marcadores biológicos e exames específicos para autismo, mas alguns exames, como o cariótipo com pesquisa de X frágil, o eletroencefalograma (EEG), a ressonância magnética nuclear (RNM), os erros inatos do metabolismo, o teste do pezinho, as sorologias para sífilis, rubéola e toxoplasmose; a audiometria e ...

O diagnóstico tardio pode levar a consequências como:
A hipersensibilidade sensorial pode causar dor no autista; com o tempo, se não realizadas terapias, a irritação pode gerar crises nervosas pelo incómodo causado.

O que é crise (no autismo)?
Diferentemente da birra, a crise não é proposital e muito menos uma estratégia para se conseguir algo; mas a resposta de um limite que fora extrapolado; de uma irritação extrema.

O cérebro dos autistas processa sinais sensoriais mais depressa que o normal. Já as respostas do núcleo caudado direito, região do cérebro ligada ao aprendizado e ao controle de impulsos motores, são mais lentas. Portanto, muita calma durante a quarentena.

Cérebro mais rápido em certas áreas e mais lento em outras
Isso mostra que o que chamamos de “hierarquia de tempos neurais” ocorre de uma maneira diferente no cérebro de pessoas autistas. De acordo com a publicação, pessoas autistas têm um processamento muito mais rápido de sinais sensoriais.

Nunca devemos dizer que o autismo leve pode piorar ou melhorar, porque não existe nenhum nível melhor ou pior dentro do espectro. O que acontece é que pelo autismo ser um espectro, é possível, sim, que a pessoa caminhe nesses níveis, sempre dependendo do seu repertório e até mesmo desenvolvimento de habilidades.

As principais estruturas cerebrais que foram relacionadas ao autismo incluem o cerebelo, a amígdala, o hipocampo, o corpo caloso e o cíngulo.

São eles:

  • Autismo Nível 1: menor necessidade de apoio no dia a dia.
  • Autismo Nível 2: popularmente conhecido como autismo moderado, nesse nível a pessoa precisa de um pouco mais de apoio em sua rotina.
  • Autismo Nível 3: conhecido como autismo severo, a pessoa precisa de mais apoio para as atividades da vida diária.

Movimentos repetitivos e/ou desenvolver posturas incomuns com as mãos ou com o corpo todo; Atraso na fala de palavras isoladas ou frases simples; Perda/ regressão de habilidades de linguagem previamente adquiridas; Expressões faciais, atitudes e gestos que não condizem com como se sentem.

Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo, elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.

Por exemplo, uma crise sensorial de hipersensibilidade pode acontecer ao ouvir os barulhos do fogos de artifício em uma celebração, ou sentir incômodo ao mastigar um alimento de textura desconhecida, uma das características também presentes na seletividade alimentar.