Quais são as crises de idade?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Nas nossas diferentes idades, desejamos ter certa estabilidade física, mental, financeira e afetiva, porém, quando essas áreas não se desenvolvem como gostaríamos, eis que surgem conflitos internos típicos, como pensamentos de autocritica e insatisfações pessoais.

A psicóloga Lúcia Magnus Marques, especialista em terapia de casal e família, explica que a crise dos 40 anos é um processo de passagem da adultez jovem para a maturidade e, do ponto de vista da psicologia, um dos momentos de instabilidade esperados ao longo da vida.

O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.

A crise dos 30 anos pode acontecer aos poucos ou de forma repentina. Aparece de repente uma insatisfação inexplicável, questionamentos existenciais sobre a carreira e a vida pessoal, dúvidas sobre as escolhas que fez ao longo dos anos.

A crise de meia-idade é um sentimento de impotência, desespero e ansiedade que costuma acometer principalmente homens entre os 40 e 60 anos de idade.

O que é a meia-idade? A meia-idade pode iniciar em torno dos 40-50 anos. Nessa fase, muitas pessoas começam a sentir algumas limitações ou desgastes físicos, como na visão, na audição, na elasticidade da pele, entre outros.

As características da fase de meia-idade evidenciam que esse período da vida é marcado por introspecção e reavaliação de vários fatores presentes no cotidiano em virtude das variadas mudanças: a independência dos filhos, a aproximação ou efetivação da aposentadoria, as modificações físicas.

O termo foi inventando em meados dos anos 80, quando a jornalista Regina Lemos lançou o livro "Quarenta: a idade da Loba". A ideia era descobrir como as mulheres que tinham vivido a revolução sexual estavam encarando as transformações físicas e emocionais da meia-idade. O É a Vovozinha!

Idade: Meia-idade começa aos 35 e termina aos 58, diz estudo
A classificação dos 58 anos como início da terceira idade chega como uma surpresa para quem já passou dessa fase, mas ainda não se considera um idoso.

O aumento da cobrança nesta idade ganhou o nome de "crise dos 25", momento no qual jovens relatam aumento da ansiedade e das incertezas na vida pessoal e profissional. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, 75% das pessoas de 25 a 33 anos já passaram por essa crise.

Diminuição da massa magra, aumento da taxa de gordura e distúrbios hormonais são alterações comuns nessa fase da vida. Conheça algumas delas. Com o passar dos anos a idade e as marcas deixadas pelo tempo podem assustar. Isso porque, há uma série de mudanças que acontecem em nosso corpo e metabolismo.

Na teoria de Freud, aos 40 anos, o homem ingressava em uma encruzilhada onde vitalidade sexual, atitudes de autoafirmação e medo do envelhecimento se confrontavam. Era a idade do lobo.

Com que idade você gostaria de morrer? As crianças consideravam que o tempo ideal para viver era cerca de 91 anos. Mas quando os participantes tinham vinte e poucos anos, esse número caía para 90. Aos 30, 40 e 50 é quando as respostas são mais pessimistas: 88 anos é o máximo que as pessoas, em média, querem viver.

Entre os 45 e 50 anos de idade, o corpo do homem passa pelo que chamamos de andropausa, também conhecida como “menopausa masculina”. Esse período da vida é marcado pela diminuição nos níveis de testosterona no organismo, o que, dentre outras complicações, pode afetar a vida sexual do paciente.