Quais são as cores Goticas?

Perguntado por: emello2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Estilo arquitetônico gótico: como criar decoração sombria e elegante?

  • Cores escuras: a decoração gótica é marcada por uma paleta de cores escuras, incluindo preto, cinza, vermelho escuro e roxo. ...
  • Texturas ricas: a decoração gótica é conhecida por suas texturas ricas e detalhadas.

A moda gótica é reconhecida pelo seu vestuário preto. Ted Polhemus descreveu a moda gótica como uma "profusão de veludos pretos, rendas, meia arrastão e couro tingido de púrpura ou roxo, firmemente espartilhos atados, luvas, precárias jóias ou símbolos retratando religiosidade, temas filosóficos ou ocultistas".

Looks all black, acessórios em couro com tachas, rebites ou spikes, correntes e sapatos com solados tratorados. As pequenas doses de cores quentes como vermelho ou roxo se destacam. Na maquiagem, olhos esfumados, delineados dramáticos e batons em tons escuros nunca podem faltar em um visual gótico.

A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. Essa qualidade, que surge pela primeira vez na obra dos artistas italianos de fins do século XIII, marcou o estilo dominante na pintura européia até o término do século XV.

A estética (visual, moda e vestuário), onde pode ser encontrado vários estilos e visuais como: gótico tradicional (trad goth), batcave, romântico, vampiro, vitoriano, fetiche, perky, lolita, e etc.

Por isso, existem Góticos de todas as religiões: cristãos (católicos, evangélicos, protestantes, pentecostais etc), espíritas, budistas, judeus, umbandistas, wiccans, agnósticos etc, e também góticos ateus e sem religião.

1º Período – De 1100 a 1200, denominado de período de transição ou gótico primitivo. 2º Período – De 1200 a 1300, denominado de período gótico lanceolado. 3º Período – De 1300 a 1400, denominado de período gótico irradiante.

Contudo, diz-se que a cor preta é usada para simbolizar diferentes coisas como morte, medo, noite, escuridão, e outras características comuns como crenças góticas, música, belas artes e literatura.

Os adeptos da filosofia gótica adoram caminhar, à noite, em cemitérios e ir à bares e boates decorados com caixões, velas, caveiras, crucifixos, correntes, facas, e outros objetos relacionados com tortura e morte.

1. Relativo aos godos, povo germânico. 2. Que é relativo a ou evoca ambientes ou assuntos mórbidos, lúgubres, sombrios ou tristes (ex.: música gótica, roupas góticas).

1. Abóbadas ogivais. As abóbadas são estruturas arquitetônicas com o formato de meio arco que possuem o objetivo de dar maior sustentação a passagens, colunas e paredes. Esse elemento já era utilizado em outros estilos de construção com o topo em meia lua, no entanto, no período gótico o modelo criado foi o ogival.

A arquitetura foi a principal expressão da arte gótica e a ela estará atrelada à pintura e à escultura. A desmaterialização das paredes, agora mais finas e leves, bem como a distribuição da luz no espaço, possibilitada por um número maior de vãos e janelas, permitiu um espaço mais livre e luminoso.

Inspirado em um estilo arquitetônico medieval, o movimento gótico se estendeu para a moda, música, literatura e arte, criando uma cultura diversa e vibrante. A estética do estilo gótico é caracterizada por roupas pretas, corsets, jaquetas de couro, botas pesadas, maquiagem e cabelos compridos e escuros.

Elementos chave do visual gótico: preto, rendas e couro
O preto é a cor predominante no estilo gótico, mas também é possível adicionar outras cores escuras, como roxo e vermelho escuro. As rendas são um elemento importante do visual gótico, trazendo um toque de delicadeza ao look.