Quais são as cores dos sinais de regulamentação?

Perguntado por: umonteiro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

A forma padrão dos sinais de regulamentação é circular e apresentam as cores vermelha, branca e preta; com exceção dos sinais R-1 – “Parada Obrigatória” e R-2 – “Dê a Preferência”.

As placas vermelhas são as de regulamentação, impositivas e exigem atenção redobrada dos motoristas. Elas indicam proibições, restrições, condições e obrigações no uso da via.

Entenda o significado das cinco cores mais importantes no trânsito.

  • Vermelha – é melhor obedecer. ...
  • Amarela – fica esperto. ...
  • Laranja – tem gente trabalhando. ...
  • Azul – Informações úteis e serviços. ...
  • Branca – Tem agito no caminho.

O sinal vermelho significa que o motorista deve parar imediatamente, o amarelo representa que é preciso estar atento a breve mudança no sinal que se seguirá, e o verde significa que o trânsito está livre e o veículo pode seguir o seu caminho.

A sinalização semafórica de regulamentação tem a função de efetuar o controle do trânsito num cruzamento ou seção de via, através de indicações luminosas, alternando o direito de passagem dos vários fluxos de veículos e/ou pedestres.

Vermelho: indica equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio; Amarelo: usada para indicar “Cuidado!”, mas não dispensa o motivo da sinalização. Ex.: equipamentos que oferecem riscos. Marrom: a empresa pode adotar essa cor, ao seu critério, para identificar qualquer fluido que não foi previsto pela NR.

Conforme o agente de fiscalização de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Marcelo de Almeida, a faixa amarela pintada junto à guia da calçada indica que não é permitido estacionar naquele local, contudo, a proibição só vale se vier acompanhada da sinalização de regulamentação ...

As cores e suas principais utilizações:

  • Vermelho. Utilização – Para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. ...
  • Amarelo. Utilização – O amarelo deverá ser empregado para indicar cuidado. ...
  • Branco. ...
  • Preto. ...
  • Verde. ...
  • Laranja. ...
  • Púrpura. ...
  • Cinza.

As placas de advertência indicam aos condutores os perigos que não lhes sejam perceptíveis. Suas mensagens têm caráter de recomendação. São de forma quadrada, nas cores amarela e preta e sua colocação é tal que suas diagonais ficam nas posições vertical e horizontal.

As cores mais recorrentes são a verde branco para destino e orientação, e as azuis e brancas para mostrar a proximidade com serviços vitais como hospitais, restaurantes, área de estacionamento e outros.

Cores e seus significados

AzulVerdeAmarelo
RoxoRosaVermelho
LaranjaMarromCinza
BrancoPreto

Portanto, a sinalização horizontal, por norma, é formada por 5 (cinco) cores, são elas, amarelo, branco, vermelho, azul e preto.

A sinalização horizontal trabalha com 6 cores, sendo elas: amarelo, vermelho, branco, azul, preto e verde.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

§ 1º Nos sinais luminosos de contrôle de fluxo de veículos, serão usadas duas (2) ou (3) três luzes, com as seguintes côres e significações: I - Verde: trânsito livre (sinal aberto); II - Amarelo-alaranjado: (advertência); III - Vermelha: parar (sinal fechado).

O sinal vermelho indica parada obrigatória. Já o semáforo que controla o fluxo de pedestres é composto apenas por duas cores: a cor verde sinaliza que o pedestre pode atravessar a rua com segurança na faixa de pedestre, e a cor vermelha indica que ele deve aguardar.

Sinal amarelo: Significa “atenção”. É um alerta para o condutor, que deve diminuir a velocidade e parar o veículo, prestando atenção se o carro de trás está em uma distância segura para parar também. Sinal vermelho: Esse sinal indica que o motorista deve para obrigatoriamente.