Quais são as cores dos 7 dons do Espírito Santo?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Alguns incluem fitas nas cores dos dons do Espírito Santo. O azul representa Sabedoria, já o prata significa Entendimento, o verde é Conselho, o vermelho Fortaleza, o amarelo Ciência, o azul escuro Piedade e o roxo Temor a Deus.

Vermelho

Vermelho. Lembra o fogo do Espírito Santo, por isso é a cor de Pentecostes. Também lembra sangue, e é a cor usada nas Festas dos Santos Mártires, no Domingo da Paixão (Domingo de Ramos) e na Sexta-feira Santa.

azul escuro

PIEDADE (cor: azul escuro)
É o dom de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria e identificando no próximo o rosto do Cristo. É o Dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

Origem do significado
É exatamente nesse segundo que temos a explicação do lugar que o Espírito Santo habita em nós. Nosso corpo, como um lugar sagrado, é o espaço onde Deus habita seu próprio povo e, segundo o apóstolo Paulo, é o corpo individual do cristão que o Espírito Santo de Deus fixa sua residência.

O amarelo representa a alegria, o vermelho a energia. O verde traz a esperança, o azul, a confiança.

Rosa: a cor da superação!

Amostra data da época dos reis Davi e Salomão, cerca de 1000 a.C. Naquele tempo, o pigmento púrpura era símbolo de alto status social, pois fabricá-lo era muito trabalhoso.

Cores Litúrgicas: usa-se o preto na sexta-feira Santa, roxo-lilás no Sábado, amarelo (Cristo, o sol nascente) e branco no domingo da Ressurreição.

Domingo: O "dia da criação" é o dia do Sol, da luz, da energia máxima. Por isso, corresponde a um amarelo alaranjado, à energia do vigor, da riqueza, da vivacidade.

O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo. A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.

A cor lilás ou violeta, principalmente, são cores do divino, da fé católica e da espiritualidade.

Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.

O dom da “palavra de sabedoria”. (I Coríntios 12:8; >D&C 46:17) Esse dom não se refere à lei que conhecemos como a Palavra de Sabedoria. Ele é, na verdade, um dom de sabedoria—a habilidade de usar o conhecimento de maneiras justas. A habilidade de ensinar pelo poder do Espírito Santo.