Quais são as cores do hinduísmo?

Perguntado por: acaetano9 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

As cores usadas são as do arco-íris, que têm importantes significados no hinduísmo: o verde, por exemplo, simboliza a vida e a alegria, enquanto o amarelo representa o conhecimento, branco a pureza e azul a determinação.

Representação de Shiva sentado em tecido decorativo.
As escrituras védicas, consideradas sagradas no hinduísmo, enaltecem que Shiva possui o pescoço azul por ter bebido um oceano de veneno para que não prejudicasse ninguém ao seu redor.

Significados das Cores Indianas
Laranja: Sensitividade, generosidade e compaixão definem. Simula o fogo sagrado que queima as impurezas e incita a energia de viver.

O “sari” (ou “saree”) é, certamente, a peça de roupa mais famosa e tradicional do vestuário das indianas e é usado em praticamente toda a Índia. Trata-se de um pedaço de tecido de 5 a 8 metros em que a mulher enrola o corpo. Ao todo, existem mais de 100 formas diferentes de vesti-lo.

O Círculo Cromático ou Círculo de Cores é composto por doze cores, sendo:

  • Três são primárias (azul, amarelo e vermelho)
  • Três são secundárias (verde, laranja e roxo)
  • Seis são terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado)

Por aqui, no Ocidente, temos o costume de usar o preto ou o roxo para representar o luto. Na Índia, a cor utilizada para essa finalidade é o branco, que também tem uma forte ligação com o renascimento.

Considerado o símbolo sagrado de Uma ou Parvati, o bindi simboliza a força feminina (shakti) e acredita-se que proteja as mulheres e seus maridos.

Os povos indo-arianos fazem parte de um grupo etnolinguístico de falantes de diversas Iínguas indo-arianas e vivem, predominantemente, no Sul da Ásia. Os atuais descendentes desse grupo contabilizam mais de 1 bilhão de pessoas, ou 1/7 da população mundial.

No hinduísmo existem milhares de deuses e deusas. Mas os sábios afirmam que todos eles são apenas diferentes formas de um mesmo e único Deus. Dos vários deuses, três se destacam: Brahma, o criador (não confundir com Brahman), Vishnu, o preservador, e Shiva, o destruidor.

Brahma

Algumas das divindades mais importantes são Brahma, que representa a força criadora do Universo; Ganesha, deus da sabedoria e da sorte; Matsya, que salvou a espécie humana da destruição; Sarasvati, deusa das artes e da música; Shiva, deus supremo, criador da Ioga; e Vishnu, responsável pela manutenção do universo.

Ganesha é descrito como uma figura amarela ou vermelha, com cabeça de elefante e corpo de ser humano, com uma grande barriga, quatro braços, apenas uma presa e montado sobre um rato.

branco

No Japão, na China e até na Índia, a cor adotada para representar a dor do luto é o branco.

Ao misturar as cores primárias azul e vermelho temos como resultado a tonalidade lilás. Culturalmente associada à magia, espiritualidade ou intuição, a coloração também representa a luta das mulheres por direitos iguais.

Shiva - Deus da destruição
Shiva é frequentemente representado como um homem de cor azul, simbolizando que ele é a luz que emerge da escuridão. Já a serpente em seu pescoço representa a energia vital, chamada de Kundalini. Shiva é também conhecido por muitos nomes, como Mahadeva, Pashupati, Nataraja, Vishwanath.

ROUPAS COLORIDAS
Não há limites. Menos roupas escuras. É raro ver preto na Índia. Antes de fazer a mala, veja no accuweather.com o tempo que vai estar nos dias da sua viagem.

O sári é um traje tradicional das mulheres na Índia.

As cores do Sari e seus significados simbólicos
O vermelho é a cor mais popular, representando amor e casamento. O amarelo simboliza felicidade e alegria, enquanto o verde representa a natureza e a fertilidade. O azul é associado à divindade e ao poder, enquanto o branco representa pureza e paz.

As cores primárias são: o amarelo, o vermelho (magenta) e o azul (ciano). A partir das cores primárias é possível fazer todas as outras cores, com exceção do branco que não é uma cor verdadeira. A mistura de cores primárias gera as cores secundárias: verde, laranja e roxo.

Verde

Verde é a cor da inveja.

Assim, ocorre a decomposição da luz solar no espectro de cores visíveis ao olho humano, dando origem às cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

A primeira é o uso do Kara, um bracelete de metal que representa a eternidade e que os Sikhs usam desde o nascimento. A segunda, mas não menos importante, é o respeito ao Kes, ou ao cabelo.