Quais são as cores de uma galáxia?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quais são as cores da galáxia? Através da observação de muitas galáxias, astrônomos perceberam que as galáxias caem tipicamente em três regiões: a sequência vermelha, o vale verde e a nuvem azul.

Galáxias são sistemas ou conjuntos compostos por estrelas, gases, poeira e matéria escura. A maioria das grandes galáxias possui buracos negros no seu centro. Elas são definidas de acordo com a sua forma, podendo ser espirais, elípticas ou irregulares.

As fotos do espaço sempre chamaram atenção das pessoas por sua estética e suas cores vibrantes. No entanto, essas cores são na verdade uma combinação de tons de vermelho, verde e azul, conhecido como RGB. Isso ocorre em razão do alcance do telescópio Hubble, que apenas capta os níveis de luz emitidos pelo espaço.

Alcyoneus

Astrônomos encontraram a maior galáxia já registrada pela ciência. Localizada a cerca de 3 bilhões de anos-luz de distância, a Alcyoneus, como foi batizada, é uma rádio galáxia gigante que atinge 5 megaparsecs no espaço, o que significa que ela tem 16,3 milhões de anos-luz de comprimento.

O brilho das estrelas é produzido por parte de sua energia, que se irradia pelo espaço sob a forma de luz. As estrelas não duram para sempre. Elas "nascem", evoluem e "morrem". Esse mesmo processo ocorre com o Sol, pois ele também é uma estrela.

As galáxias são grandes estruturas formadas por inúmeros corpos celestes, como estrelas e planetas, além de poeira e gás cósmico. Esses elementos, por meio da ação da gravidade, permanecem em um mesmo agrupamento, formando, assim, grandes estruturas.

Ao derivar o pigmento da argila, acredita-se que o amarelo seja uma das primeiras cores já usadas como tinta na arte rupestre pré-histórica, com a primeira aplicação com mais de 17.300 anos.

Após analisar fósseis com mais de um 1 bilhão de anos, cientistas da Universidade Nacional da Austrália (ANU), em parceria com Japão e Estados Unidos, concluiu que o pigmento mais antigo do mundo é o Rosa Choque.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

A primeira tentativa de descrever a forma da Via Láctea e a posição do Sol nela foi realizada por William Herschel em 1785, pela contagem cuidadosa do número de estrelas em diferentes regiões do céu. Ele construiu um diagrama da forma da galáxia, com o Sistema Solar próximo do centro.

Quais são os sistemas solares conhecidos?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris

E é que a maior parte da luz emitida por uma galáxia ativa não vem das estrelas que fazem parte dela, mas essa luminosidade extraordinária é atribuída à atividade de um buraco negro supermassivo localizado em seu núcleo. Buracos negros são detectados por efeitos gravitacionais exercidos sobre estrelas vizinhas a ele.

Mergulhe um pequeno pincel na tinta e segure-o em frente à parede preta. Faça um movimento rápido e bata o pincel contra outro pincel de forma que a tinta espirre na parede, criando um efeito de galáxia.

A tecnologia requerida para a viagem entre galáxias está além da presente capacidade humana, e atualmente é objeto de especulação, hipótese e ficção científica. Entretanto, cientificamente falando, nada indica que a viagem intergaláctica seja impossível.

Os cientistas acreditam que existem cerca de 100 bilhões de galáxias no nosso Universo, mas não se sabe o número exato, afinal ninguém nunca parou para contar todas as galáxias existentes.