Quais são as cores de segurança?

Perguntado por: njordao . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Quais são as sinalizações de segurança no trabalho?

  1. Vermelho — Combate ao incêndio. ...
  2. Amarelo — Cuidado. ...
  3. Branco — Localização e circulação. ...
  4. Preto — Presença de combustíveis viscosos. ...
  5. Laranja — Atenção. ...
  6. Verde — Segurança. ...
  7. Púrpura — Presença de radiação.

Vermelho: indica equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio; Amarelo: usada para indicar “Cuidado!”, mas não dispensa o motivo da sinalização. Ex.: equipamentos que oferecem riscos. Marrom: a empresa pode adotar essa cor, ao seu critério, para identificar qualquer fluido que não foi previsto pela NR.

As faixas de segurança são, geralmente, constituídas de retângulos brancos sucessivos transversais à via atravessada. Um botão em um poste às vezes pode existir para acionar o semáforo e permitir uma travessia mais segura da faixa de pedestres.

Quais são os tipos de placas de segurança do trabalho?

  1. Vermelho — Placas de Proibição. ...
  2. Amarelo — Placas de Alerta. ...
  3. Laranja — Placas de Atenção. ...
  4. Verde — Placas de Segurança. ...
  5. Azul — Placas de Obrigação.

As cores ditas "Seguras" tem a característica de se manterem com a mesma tonalidade em qualquer tipo de navegador. Elas são essenciais para unir imagem (gif, jpg, etc) com página.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

A sinalização de segurança pode ser composta por diversos itens. Um deles é a pintura de canalizações de acordo com o que a NR 26 determina. As instalações da empresa também devem ter placas que sinalizem emergência, aviso, perigo e obrigações.

Você verá agora como as cores são úteis nisso.

  1. Vermelho — Combate ao incêndio. ...
  2. Amarelo — Cuidado. ...
  3. Branco — Localização e circulação. ...
  4. Preto — Presença de combustíveis viscosos. ...
  5. Laranja — Atenção. ...
  6. Verde — Segurança. ...
  7. Púrpura — Presença de radiação.

A NR 26 – Sinalização de Segurança, estabelece padrões quanto à utilização de cores para sinalização no local de trabalho e tem como finalidade prevenir acidentes, identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases.

A NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas aos profissionais que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Essa norma objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Prevenir acidentes; Identificar os equipamentos de segurança; Delimitar áreas, para fins de identificação das canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertências contra riscos.

Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um círculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas. Deverá ser pintada de vermelho uma larga área do piso embaixo do extintor, a qual não poderá ser obstruída por forma nenhuma.

Mas afinal, quais são os tipos de cinto de segurança?

  • 1- Cinto de 2 pontos. O cinto de 2 pontos é definido como um dos mais antigos dentre os tipos de cinto de segurança. ...
  • 2- Cinto de 3 pontos. Cintos de 3 pontos constituem o formato em “Y”. ...
  • 3- Cinto de segurança de 4, 5 e 6 pontos.

Indicam situações de atenção, precaução ou verificação de acordo com o pictograma ou texto inseridos no sinal. São utilizados em instalações, acessos, aparelhos, instruções e procedimentos, dentre outros.

A sinalização de segurança visa alertar os trabalhadores e visitantes sobre as situações de risco ou perigo e a necessidade do uso dos equipamentos de proteção no ambiente de trabalho (EPI e EPC). É uma medida de prevenção prática, rápida e de fácil entendimento.