Quais são as cores das faixas do Jiu Jitsu?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Dentro do Jiu Jitsu existe um sistema de faixas, as quais correspondem ao seu desenvolvimento aos olhos do mestre dentro do esporte, há faixas infantis, entretanto, as mais conhecidas são as tradicionais branca, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta, vermelha e branca e a última, que é a vermelha.

Faixa preta

Faixa preta
Trata-se do nível mais alto do jiu-jítsu, e indica que ele já acumulou conhecimento suficiente para transmiti-lo a outros estudantes. Porém, vale destacar que esse é apenas mais um recomeço, visto que há diversos níveis dentro dessa graduação, desde o nível um (sho dan) até o nível 10 (ju dan).

Preta ponta Branca: a partir dos 20 anos. Preta ponta Vermelha (Professor): Somente após completar 21 anos. Coral – Vermelha e Preta (Mestre): Mérito por tempo e habilidade na modalidade – VII° grau. Coral – Vermelha e Branca (Mestre): Mérito por tempo e habilidade na modalidade – VIII° grau.

Dentro do Jiu Jitsu existe um sistema de faixas, as quais correspondem ao seu desenvolvimento aos olhos do mestre dentro do esporte, há faixas infantis, entretanto, as mais conhecidas são as tradicionais branca, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta, vermelha e branca e a última, que é a vermelha.

Branca (com permanência mínima de 01 ano) Amarela (para atletas até 15 anos) Laranja (para atletas até 15 anos)

Faixa Kvra

A Faixa Kvra mantém a qualidade de seus já reconhecidos produtos da linha Jiu Jitsu, com oito costuras bem alinhadas é a preferida por quem já usa os kimonos das marca.

De acordo com a IBJJF, praticantes a partir dos 16 anos devem ficar no mínimo dois anos na faixa azul, um ano e meio na roxa e um ano na marrom. Na faixa branca não há um tempo mínimo, mas costuma levar entre um e dois anos até a azul, dependendo do critério de avaliação do professor e da equipe.

Depois dos 16 anos as graduações das faixas do jiu jitsu são as mais conhecidas e passam a ser as seguintes: Azul: a partir dos 16 anos. Roxa: a partir dos 18 anos. Marrom: a partir dos 19 anos.

faixa azul

Uma das faixas mais complicadas no Jiu Jitsu sem dúvida é a faixa azul, não pela dificuldade das técnicas e sim pela transição de iniciante para graduado.

Da roxa para a marrom, é preciso no mínimo mais um ano e meio de treinos e competições. Para passar da faixa marrom para a preta, é necessário mais um ano, pelo menos. Vale lembrar que esse é o tempo mínimo necessário, de acordo com a Federação Internacional de Jiu-Jitu Brasileiro.

No jiu-jitsu, os graus tem a função de identificar a evolução do praticante em cada faixa. Por exemplo, para chegar a faixa azul, normalmente um faixa branca deve possuir 4 graus. Então, se você já tem esses 4 graus na faixa, logo poderá ser promovido a faixa azul.

Faixa Roxa: Roxo é a mistura do vermelho com o azul, uma brusca transição com aprendizados quase sólidos. O graduado da roxa já está pronto para avançar em direção construção de sua faixa preta, desde que sejam mantidos os princípios da sabedoria, da resiliência e da humildade.

O Azul foi sugerido, em 1986, pelo atleta campeão mundial Anton Geesink com o objetivo de ajudar os árbitros na distinção dos atletas nos combates oficiais e facilitar o entendimento das lutas transmitidas pela TV para os leigos.

Faixa roxa: Simboliza que estudantes usando esta faixa são submetidos a mudanças, ganharam bastante experiência das artes marciais, e está pronto para avançar em direção à faixa preta.

Faixa Vermelha
Dessa forma, somente após 48 anos de faixa preta, passando por todas as graduações anteriores o atleta estará apto a receber a graduação máxima do Jiu Jitsu.

Os kimonos devem ser feitos em cores uniformes. São permitidas as cores branco, azul royal ou preto. Não são aceitos kimonos com paletós e calças de cores diferentes, assim como não serão aceitos kimonos com golas de cores diferentes.

O 9º grau (faixa vermelha) só pode ser requerido após um período mínimo de 10 (dez) anos a partir da graduação anterior. O 10º grau (faixa vermelha) foi conferido apenas aos pioneiros do Jiu-Jitsu, os irmãos Gracie: Carlos, Oswaldo, George, Gastão e Helio.

Nas categorias de faixa-branca é proibida a movimentação em que o atleta pula para colocar o adversário que está em pé na guarda fechada. Quando tal movimentação ocorrer, o árbitro reiniciará a luta com os dois atletas em pé.