Quais são as contas patrimoniais e de resultado?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

Resumindo, as contas patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as contas de resultado são divididas em natureza devedora e credora, sendo que a primeira traz as despesas e a segunda, as receitas dessa empresa.

PREJUÍZO, quando a soma das despesas supera a soma das receitas em valor monetário. São exemplos de contas de resultado: Depreciação, Juros Ativos, Custo das Mercadorias Vendidas, Receita de Vendas, Despesas com Devedores Duvidosos, entre outros.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Quanto as contas patrimoniais, pode-se dizer que elas têm como principal função evidenciar todos os lançamentos de direitos, obrigações e patrimônio líquido de uma entidade.

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa:

  • os ativos;
  • os passivos;
  • o patrimônio líquido.

Assim, se o passivo representa os gastos que um negócio tem para se manter, o ativo representa os seus recursos. Nesse conceito, estão incluídos todos os direitos e bens de uma empresa. Ou seja, tudo o que gera valor econômico para esse negócio, por exemplo, contas a receber, estoque, maquinários, veículos etc.

A contabilidade patrimonial são relatórios e documentos que agrupam informações preciosas sobre as finanças empresariais, especialmente pontos importantes como o próprio balanço patrimonial, as declarações de fluxo de caixa, entre outros.

Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade. Após separar as contas entre patrimoniais e resultados é preciso entender também a natureza de cada grupo de contas. Grupo de Ativo: São contas que representam os bens e direitos e possuem natureza devedora.

NATUREZA (CREDORA) ATIVO: FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS BENS, CRÉDITOS E DIREITOS QUE COMPÕE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA.

Quais são os três principais grupos de contas do balanço patrimonial? Os três principais grupos de contas do balanço patrimonial são: ativos, passivos e patrimônio líquido.

Resumidamente, os bens patrimoniais são todos os itens de valor que uma organização possui. Entre esses itens podem ser considerados: maquinários, equipamentos, móveis, imóveis, dentre outros. Neste artigo iremos esclarecer as principais dúvidas que as empresas normalmente possuem sobre o assunto, confira!

A principal diferença entre os ativos e os passivos se encontra nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos estão relacionados aos meios de rendimentos que trazem benefícios, os passivos correspondem às saídas de dinheiro resultantes dos gastos e despesas realizados pela empresa.

Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.

As contas do passivo (passivo exigível e patrimônio líquido) são de natureza credora. Desta forma, quando tais contas são creditadas seu valor é aumentado e quando debitadas é diminuído.

São entendidos como contas do ativo circulante aquelas que já registram o dinheiro em espécie como caixa, bancos e aplicações financeiras. Também entram no grupo os bens e direitos que pretendem ser transformados em dinheiro a curto prazo, ou seja, até o final do ano seguinte ao do fechamento do balanço.

A organização do balanço patrimonial é sempre feita em ordem decrescente de liquidez. Ou seja, as contas que possuem um prazo mais imediato para serem ou resgatadas (no caso dos ativos) ou pagas (no caso dos passivos e do patrimônio líquido) são elencadas no topo do balanço.

Como fazer um balanço patrimonial?

  1. Definir o período que será analisado (12 meses, por exemplo)
  2. Reunir os registros de ativos do negócio;
  3. Elencar também os passivos, com os devidos registros;
  4. Realizar o levantamento do valor que é o patrimônio líquido do negócio;
  5. Inserir as informações no balanço patrimonial.

As contas de resultados representam as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Assim, fazem menção a função econômica da contabilidade, identificando se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período.

A única conta que não entra no Balanço Patrimonial é o ativo imobilizado, que, por sua vez, é composto por bens necessários à manutenção da atividade da empresa por apresentar-se de forma tangível, abrangendo os custos das benfeitorias realizadas em locais arrendados.

O patrimônio líquido é um indicador contábil que representa a diferença entre o ativo e o passivo da organização. Ou seja, o PL demonstra a subtração entre os bens e direitos que uma empresa possui em relação às suas obrigações.