Quais são as contas patrimoniais?

Perguntado por: vescobar . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Resumindo, as contas patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as contas de resultado são divididas em natureza devedora e credora, sendo que a primeira traz as despesas e a segunda, as receitas dessa empresa.

Contas patrimoniais são divididas em dois grandes grupos: contas patrimoniais propriamente ditas (ativo, passivo e patrimônio líquido) e contas de resultado (receitas, custos e despesas). Ali estarão expressos os grupos de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, custos e, finalmente, despesas.

As patrimoniais são as que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. Por exemplo, conta caixa, conta bancos movimento, conta capital social, conta estoques de produtos acabados, conta reserva de ágio na emissão de ações. As contas de resultado são as receitas e despesas.

As contas se dividem basicamente em dois tipos: patrimoniais e de resultado. As patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as de resultado são as receitas e despesas verificadas em determinado período.

São todas contas patrimoniais, exceto: (a) caixa,clientes,impostos, fornecedores . (B) capital social, bancos, duplicatasá pagar (C) imóveis,marcas e patentes, salários a pagar (d) duplicata a receber , estoque, veículos (e) bancos, salários, alugueis.

Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos. Os ativos dizem respeito ao que uma pessoa ou entidade tem em valores positivos (bens e direitos). Já os passivos representam a parte negativa (obrigações).

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

Contas de Resultado
São acontecimentos que modificam a situação líquida da empresa e representam variações no Patrimônio da entidade. Estas contas não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem que o resultado do exercício seja apurado.

Assim, se o passivo representa os gastos que um negócio tem para se manter, o ativo representa os seus recursos. Nesse conceito, estão incluídos todos os direitos e bens de uma empresa. Ou seja, tudo o que gera valor econômico para esse negócio, por exemplo, contas a receber, estoque, maquinários, veículos etc.

Os bens imobilizados são aqueles utilizados no exercício da atividade-fim do empreendimento. Esses bens são, necessariamente, tangíveis. Ou seja, precisam ser palpáveis para se enquadrar nesta categoria. Estes bens fixos fazem parte do ativo imobilizado do empreendimento.

Logo, quanto maior for o passivo, menor tende a ser o patrimônio líquido da companhia. E o oposto ocorre com os ativos deste negócio. Quanto maiores eles forem, mais robusto costuma ser o patrimônio líquido.
...
Mas as principais contas patrimoniais são:

  • Contas de ativos;
  • Contas de passivos;
  • Patrimônio líquido.