Quais são as contas do ativo não circulante?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Alguns exemplos são empréstimos, aplicações financeiras, contratos de mútuo valor, recuperação de impostos, depósitos e duplicatas que a empresa receberá em um prazo superior a um ano.

Exemplos de passivos não circulantes

  • empréstimos bancários de longo prazo;
  • aportes financeiros de acionistas, sócios e/ou investidores com tempo de quitação superior a um ano;
  • debêntures, que são títulos de créditos de um empréstimo;
  • compras divididas em prestações com período excedente a 12 meses.

Um passivo não circulante refere-se às obrigações financeiras de uma empresa que não espera que sejam liquidadas no prazo de um ano.

Basicamente a diferença se dá no prazo que você consegue transformar o bem da sua empresa em dinheiro para ser usado por ela. Como já falamos acima, os ativos circulantes podem ser convertidos em dinheiro em pouco tempo em no máximo um ano. Já os ativos não circulantes levam um ano ou mais.

Assim, o Ativo Não Circulante são bens de conservação duradoura, e não são destinados ao consumidor. Os maiores exemplos são os imobilizados: veículos, as máquinas e até mesmo os imóveis.

Exemplos de contas do ativo não circulante
Como mencionamos anteriormente, os bens duradouros da empresa como imóveis e máquinas representam ativos não circulantes, ou seja, que só serão transformados em dinheiro a longo prazo. Investimentos que só trarão resultados após 12 meses também são incluídos na categoria.

ALGUNS EXEMPLOS DE CONTAS DE ATIVO SÃO: ESTOQUES (DE PRODUTOS ACABADOS OU DE MATÉRIA- PRIMA), BENS COMO MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E PRÉDIOS OU AINDA CONTAS DE ATIVOS FINANCEIROS, COMO INVESTIMENTOS OU DUPLICATAS A RECEBER.

Exemplos: Imóveis, terrenos, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, veículos, ferramentas, entre outras. Passivo Circulante: são escrituras e obrigações da empresa, incluindo financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante.

De maneira simplificada, o ativo e o passivo de um balaço simbolizam as entradas e saídas de dinheiro que acontecem na empresa. Ou seja, eles representam o desempenho financeiro de uma instituição. Enquanto os ganhos são chamados de ativos, os gastos são chamados de passivos.

A principal diferença entre os ativos e passivos estão nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

Ativo não circulante
Engloba os valores realizáveis em prazo superior a doze meses da data do balanço, assim como os valores cujo prazo de realização seja considerado duvidoso ou incerto. os mesmos do circulante (menos as disponibilidades).

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

As demonstrações contábeis também possuem regras próprias de elaboração e apresentação ao público, principalmente ao externo à empresa.

Já o ativo fixo (ou imobilizado, ou não circulante) representa todos os bens que podem até virar dinheiro, mas demoram mais tempo para essa transformação (possuem menos liquidez). Como exemplo estão mobília, utensílios de escritórios, máquinas, veículos, bens a receber no longo prazo, etc.

Passivos. Aqui ficam as contas em que são registrados os deveres e obrigações da empresa com terceiros, como parceiros de negócio, bancos e governos. Alguns exemplos de passivos são pagamento dos fornecedores, empréstimos e financiamentos, obrigações fiscais e sociais.

Os passivos podem ser classificados como exigíveis e não exigíveis. Os exigíveis, que depois se dividem entre circulante e não circulante, levam em consideração apenas os valores do negócio. Já os passivos não exigíveis consideram, além do patrimônio líquido da empresa, o capital social dos seus sócios.

Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.