Quais são as contas de receitas e despesas?

Perguntado por: amatias3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Principais contas de receita

  • Venda.
  • Variação de existências.
  • Trabalhos realizados pela empresa.
  • Subsídios, doações e legados.
  • Outras entradas.

O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

O termo se confunde ainda, muitas vezes, com o faturamento . Este, por sua vez, é um indicador que representa as entradas vistas e previstas em determinado período, sem que sejam deduzidos os impostos. Um exemplo de receita é o dinheiro recebido pela venda de camisas em uma loja de varejo.

Outros exemplos de receita serão comissões de vendas, gorjetas, dividendos de acções, juros de depósitos a prazo, etc. As receitas aumentam sempre o valor dos seus activos, logo, o valor do capital próprio também aumenta.

Existe conta corrente, conta poupança, conta salário, conta de pagamento, conta digital e várias outras modalidades para você escolher como gerenciar seu dinheiro. Logo, é importante conhecer todos esses serviços para decidir qual atende melhor às suas necessidades e combina com o seu estilo de vida.

A receita é todo capital que entra proveniente da atividade empresarial, como venda de produtos, serviços, rendimentos de aplicações financeiras, cobrança de royalties etc. Ou seja, é um dinheiro que contribuirá como parcela positiva na hora de fazer as contas do lucro gerado.

O que pode ser classificado como despesa?

  • Contas de água, energia e telefone;
  • Honorários;
  • Salário fixo de colaboradores;
  • Aluguel dos espaços onde o negócio funciona;
  • Ações de propaganda;
  • Salário dos funcionários;
  • Taxas de contas bancárias e outros gastos frequentes da empresa.

A doutrina classifica as receitas públicas, quanto à procedência, em originárias e derivadas. Essa classificação possui uso acadêmico e não é normatizada; portanto, não é utilizada como classificador oficial da receita pelo poder público.

Trata-se de todos os gastos referentes à administração da empresa, como os feitos nas áreas comercial e financeira, por exemplo. Eles são necessários para garantir o funcionamento do negócio, mas não contribuem diretamente para a produção de novos itens que serão comercializados.

O que é despesa? Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

A receita operacional é o resultado financeiro de uma companhia. Em outras palavras, é a soma de todos os recursos originados pela venda ou prestação de serviços de uma empresa, de acordo com sua atividade-fim.

Na contabilidade, as despesas não são classificadas necessariamente pelo seu valor, mas sim pela conta em si. Apesar de o termo poder dar essa ideia, as despesas fixas não possuem um valor invariável. Elas são chamadas assim pela sua regularidade mensal, enquanto que as despesas variáveis não são habituais.

Os estágios da despesa compreendem o empenho, a liquidação e o pagamento.

As receitas de capital são: Operações de Crédito, Alienação de Bens, Amortização de Empréstimos, Transferências de Capital, outras Receitas de Capital.

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

As contas patrimoniais são classificadas como Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. As contas ativas abrigam os bens e os direitos, já nas contas passivas são registradas as obrigações com terceiros e o capital pertencente aos sócios e acionistas são alocados no Patrimônio Líquido.