Quais são as contas a pagar?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Contas a pagar são todas as obrigações financeiras assumidas por uma empresa, ou seja, qualquer tipo de pagamento, seja de seus colaboradores, contas de consumo, como água, luz, aluguel, internet e telefone ou compra de matéria-prima.

São as obrigações financeiras de uma empresa, como o salário dos colaboradores e as compras feitas com fornecedores. Também podem incluir impostos e outras obrigações fiscais. Basicamente, é tudo o que a empresa gasta, seja com materiais, manutenção, entre outros gastos.

Confira, a seguir, os 4 passos que selecionamos para você organizar e administrar as contas a pagar da empresa com eficiência:

  1. Separe as contas pessoais das contas da empresa. ...
  2. Organização é a chave. ...
  3. Evite pagamentos em atraso. ...
  4. Controle o fluxo de caixa com a ajuda do software de gestão empresarial.

Contas a pagar é ativo ou passivo? As contas a pagar compõem as contas patrimoniais da empresa e são classificadas como passivo, ou seja, são obrigações que precisam ser honradas. As obrigações (dívidas) com prazo de vencimento em até 12 meses são chamadas de passivos circulantes.

Ao criar uma compra, automaticamente é criado o lançamento de contas a pagar. Porém, algumas movimentações são apenas financeiras, como por exemplo, pagamento de empréstimo, e para isso, é necessário cadastrar este lançamento diretamente na tela do financeiro.

Tem contas essenciais atrasadas? Comece por elas. Não importa se você tem uma dívida enorme no cartão de crédito ou um empréstimo com juros altos. As primeiras dívidas que você precisa pagar são as contas essenciais, como as de água, luz e gás, por exemplo.

Um jeito bastante simples de controlar suas despesas diariamente é fazendo anotações no celular ou usando aplicativos de controle financeiro. Caso prefira métodos mais tradicionais, também é possível anotar tudo em um caderninho ou em uma planilha.

Responsabilidades do Auxiliar de Contas a Pagar incluem:
Processar contas e pagamentos recebidos em conformidade com as políticas e procedimentos financeiros. Realizar transações financeiras do dia a dia, incluindo verificação, classificação, cálculo, lançamento e registro de dados de contas a receber.

Como já falamos durante o texto, um fluxograma financeiro baseia-se nas contas a pagar e receber, sendo assim, será traçado o caminho que o dinheiro leva, desde a sua chegada aos cofres da empresa, até a sua saída, com as despesas.

verbo transitivo direto e transitivo indireto Dizer algo numa narrativa; narrar, relatar, dizer: contar uma história.

Ele é facilmente encontrado no balanço patrimonial da empresa, com valor atualizado até a data de fechamento do negócio. Entre as características do passivo exigível, está o fato de ele poder ser circulante ou não circulante.

De acordo com as escolas alemã e italiana de contabilidade, débito é um recurso que se tem ou se adquire, já o crédito é a fonte do débito. Isso quer dizer que quando uma pessoa tem um débito com outra, ou seja, está devendo, enquanto quem tem um crédito não tem dívida, pelo contrário é como se estivesse em vantagem.

Existem 4 tipos de lançamentos contábeis, que são:

  • lançamento contábil de primeira fórmula;
  • lançamento contábil de segunda fórmula;
  • lançamento contábil de terceira fórmula;
  • lançamento contábil de quarta fórmula.

Assim, se o passivo representa os gastos que um negócio tem para se manter, o ativo representa os seus recursos. Nesse conceito, estão incluídos todos os direitos e bens de uma empresa. Ou seja, tudo o que gera valor econômico para esse negócio, por exemplo, contas a receber, estoque, maquinários, veículos etc.

Como se planejar
Procure estabelecer datas específicas para as contas a pagar. Escolha um dia do mês ou dia útil, se possível, para compromissos fixos. Isso reduz a inadimplência e garante que não haja esquecimento ou atraso. Tenha sempre uma quantia destinada para cada pagamento e evite usá-la para os demais.

Contas a receber são aqueles pagamentos dos clientes do produto ou serviço de uma empresa que ainda não entraram no caixa da empresa, mas dos quais se pode ter a previsão do recebimento e, portanto, um planejamento financeiro.

O processo do controle financeiro da empresa consiste em administrar de forma mais concisa e objetiva a rotina financeira e contábil do negócio, gerenciando a rotina do fluxo de caixa, operações de emissão e baixa de notas fiscais, boletos, conciliações bancárias e demais operações.