Quais são as consequências sociais e ambientais desse processo de industrialização?
O processo de industrialização provoca o crescimento das áreas urbanizadas e imputa maior dinamismo às economias nacionais. Em contrapartida, foi um dos principais responsáveis pelo aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de causar outros tipos de poluição ambiental.
Quais foram os impactos sociais e ambientais da Terceira Revolução Industrial?
As principais consequências da Terceira Revolução Industrial podem ser vistas não só no campo produtivo com o invento e melhoramento de máquinas nas indústrias, mas também como a utilização da robótica, que diversificou e ampliou a produção diminuindo os custos, e no campo social.
Quais foram os impactos sociais e ambientais da quarta Revolução Industrial?
Impactos ambientais
Sendo assim, as novas tecnologias da 4ª revolução industrial podem surgir com o propósito de tornar a produção industrial mais eficiente e reduzir a sobrecarga com os recursos naturais. Exemplos disso são a robótica, a inteligência artificial e a blockchain.
Qual foi a principal consequência social após a industrialização brasileira?
- Aumentou o êxodo rural, criando uma alta concentração populacional nas grandes cidades. Esse fato gerou problemas sociais (falta de moradia, aumento da violência, etc.); - Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias.
Quais são as causas e efeitos da industrialização?
O aumento da produção em massa e em um curto espaço de tempo, provocando também o aumento do comércio. O crescimento das doenças. O desemprego e a maior disponibilidade de mão de obra mais barata. O surgimento das grandes cidades, bem como dos problemas de ordem social, a exemplo da superpopulação.
Quais são as consequências para o meio ambiente?
Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Quais foram as principais consequências da Primeira Revolução Industrial?
1ª Revolução Industrial
Sua principal consequência da Revolução Industrial foi a transição do sistema feudal para o sistema capitalista e a criação do sistema fabril mecanizado. A partir dos avanços tecnológicos da época, fábricas passaram a ter uma complexa substituição do trabalho manual por máquinas.
O que é o processo de industrialização?
A Industrialização é um processo socioeconômico que consiste na criação de indústrias e no aprimoramento de tecnologias. Neste fenômeno, a máquina passa a substituir o homem em determinadas tarefas, intensificando o processamento das matérias-primas em bens de consumo e produção.
Quais as consequências positivas e negativas da Terceira Revolução Industrial?
Muitas invenções trouxeram melhorias diretas na qualidade de vida humana, com o avanço da telecomunicação e na modernização da medicina. Mas a aceleração da economia também trouxe consequências negativas, como a desvalorização e a exploração da mão de obra.
Quais são as principais consequências da quarta revolução industrial?
A Indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração do Brasil em cadeias globais de valor. Além disso, implicará em transformações na gestão empresarial, principalmente em dois aspectos.
Quais são as consequências da Segunda Revolução Industrial?
Foram algumas de suas consequências: aumento da produtividade na indústria e na agricultura, maior variedade de mercadorias, racionalização do trabalho (fordismo e taylorismo), surgimento do capitalismo financeiro, e crescimento das áreas urbanas.
Por que aconteceram os impactos ambientais após a Revolução Industrial?
Considerando todo contexto histórico da Revolução Industrial aqui verificado, percebe-se que muitos impactos ambientais causados são resultado da falta de consciência e ações principalmente das indústrias que poderiam prevenir muitos danos causados vistos atualmente.
Qual a relação da indústria com o meio ambiente?
As indústrias são as principais poluidoras dos nossos corpos hídricos. Isso, por simples irresponsabilidade, grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios e lagos, prejudicando todo o ecossistema, tornando a água imprópria para o consumo e afetando a fauna local.
Quais as principais características das 4 fases da Revolução Industrial?
A primeira fase foi caracterizada pela máquina a vapor. Já a segunda pelos avanços na comunicação, como o advento do avião, telefone e televisão. E a terceira fase é definida pelo crescimento tecnológico e o avanço da biotecnologia.
Como a industrialização afetou o modo de vida na cidade?
A industrialização intensifica a urbanização das sociedades e gera condições para o êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, pois atrai essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos pelas indústrias.
Quais foram as 4 fases de industrialização no Brasil?
Fases da industrialização brasileira
- 1a fase – Período Colonial. ...
- 2a fase – O café e as primeiras indústrias responsáveis pela industrialização brasileira. ...
- 3a fase – Era Vargas e o desenvolvimento industrial. ...
- 4a fase – Governo JK e as multinacionais.