Quais são as consequências do ressentimento?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

O ressentimento provoca a permanência em um tempo de ruminação indigesta de uma ofensa que não cessa, de um luto que não se consegue elaborar, podendo trazer consigo a sede de vingança.

Sentimentos reprimidos podem causar dor emocional e doenças físicas. O relacionamento que vai mal, o chefe que faz a maior pressão no trabalho e aquele problema que você tenta resolver há meses te tiram o sono?

Ressentimento é o sentimento que se caracteriza pela existência de mágoas, rancores ou angústias que se formam como consequência de uma ofensa ou a partir de uma atitude que é recebida de malgrado.

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.

Romanos 12:18 diz: "Se é possível..." Mas Deus exige que perdoemos a todas e todos sem exceção, que vivamos em paz em relação às pessoas. Nem sempre isso é o que acontece, nossa falta de perdão é real quando escolhemos manter a amargura, deixando-a amadurecer em ressentimento em nossos corações.

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

O fato de ser rancorosa, na maioria das vezes está ligado com situações que aconteceram no seu passado, algum trauma que o fez ficar com essa crença de ser rancorosa. Para melhorar, é importante fazer psicoterapia para identificar da onde vem essa característica e trabalhar as casas delas e sintomas.

As pessoas reprimidas costumam tentar se desfazer de sentimentos e emoções mais difíceis, colocando-as de lado e seguindo em frente. Tendem a jogar para o lado, emoções e sentimentos que não querem enfrentar, porque são desconfortáveis, incomodam.

Mágoa é um sentimento comum dos seres humanos, caracterizado por uma sensação provocada a partir de um ato indelicado, decepcionante e de ofensa por parte de outrem.

É preciso entender que a “explosão” não é consciente e acontece muito rápido. Isso ocorre porque a parte do cérebro responsável por essas respostas é aquela que detecta ameaças e cria uma forma de responder a elas.

É uma sensação intuitiva e alheia sobre alguma causa conhecida, que leva a previsão de acontecimentos que poderão vir a ocorrer no futuro.

O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.

4 sinônimos de ressentimento para 2 sentidos da palavra ressentimento: 1 mágoa, desgosto, pena. 2 melindre.

A mágoa é um sentimento triste e pesado. É sentimento que dói, que machuca, que fere. A mágoa faz com que fiquemos remoendo e remexendo aquilo que nos causou sofrimento. A mágoa surge em algum momento, quando alguém nos fere com palavras ou atitudes, e não conseguimos perdoar.

Problemas cardíacos, úlcera, depressão, nódulos e até mesmo tumor. São doenças físicas, que podem ter como origem a dificuldade de perdoar. É como se a pessoa “implodisse”, ou seja, explodisse para dentro dela mesma, por não conseguir liberar o perdão.

Considerada um problema de saúde pública, a raiva pode levar a complicações como febre, delírios, espasmos musculares involuntários generalizados e convulsões, além de evoluir para quadros de paralisia, levando a paradas cardiorrespiratórias.

O ressentido não é alguém incapaz de esquecer ou perdoar; é alguém que não quer esquecer, não quer superar o mal que o vitimou. É diferente de uma mágoa, em relação à qual, se a pessoa se desculpar, passa.

Quando guardamos uma mágoa e pensamos na dor que sofremos, o cérebro reage como se estivéssemos em perigo naquele momento. Ele produz substâncias químicas ligadas ao estresse, que limitam as nossas ações. A parte pensante do cérebro fica limitada, é quando agimos sem pensar para nos livrarmos da sensação de perigo.

O ressentimento torna a vida amarga e tira a alegria (Jó 5:2). A Bíblia diz que Deus perdoa Seus filhos e não fica ressentido para sempre. Todos pecamos contra Deus e Ele tem todo direito de ficar ressentido contra nós para sempre mas Ele escolhe nos oferecer perdão (Salmos 103:8-10).

Mesmo que seja tentador gritar e esbravejar com a pessoa, às vezes, o melhor a se fazer é fingir estar calmo e ignorar o comportamento que magoou você.
...
Mantenha-se calmo.

  1. Respire fundo pelo nariz e solte o ar pela boca.
  2. Conte mentalmente até 10 devagar.
  3. Mantenha o seu rosto neutro e sem nenhum tipo expressão.