Quais são as consequências do processo de globalização?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A globalização aumentou as trocas financeiras e também aumentou as trocas humanas, fazendo com que diferentes sociedades compartilhassem suas culturas. Isso permitiu que uma mesma região passasse a desenvolver diferentes práticas culturais e até mesmo crenças diferentes.

Para os países em desenvolvimento ou os subdesenvolvidos, a globalização significa maior endividamento, perda do controle sobre seus recursos naturais e o poder de barganha no competitivo mercado internacional.

Consequências econômicas da Globalização
Com ela, as trocas se aceleraram e também o consumo aumenta, resultando em mais desenvolvimento na produção. Além disso, houve o aumento de estudos que tornaram possíveis avanços tecnológicos e o acesso a eles por pessoas que não são dos países mais ricos.

A globalização desencadeou profundas transformações no mundo do trabalho e na vida econômica. Novos padrões de comércio internacional e a mudança para uma economia de informação tiveram um significativo impacto sobre os antigos padrões de emprego.

Por fim, cita-se também como desvantagem da Globalização a questão ambiental, pois o ritmo consumista cada vez mais intensificado que se estabeleceu no mundo contribuiu para uma maior exploração dos recursos naturais, além de uma progressiva aceleração do processo de poluição do ar, das águas e dos meios produtivos, ...

Tipos de Globalização

  • 1 – Globalização Econômica.
  • 2 – Globalização Cultural.
  • 3 – Globalização da Informação.
  • Vantagens da globalização: intercâmbio cultural.
  • Desvantagens da globalização: Desigualdade social.

Por outro lado, a globalização também tem gerado impactos ambientais significativos, como a intensificação da exploração de recursos naturais, o aumento da produção de resíduos e emissões de gases de efeito estufa, o desmatamento, a poluição e a perda de biodiversidade.

Abaixo, entre pontos positivos e negativos, listamos 6 consequências que a globalização traz para o mundo.

  1. Desemprego. ...
  2. Má qualidade na alimentação e doenças. ...
  3. Investimentos na economia estrangeira. ...
  4. Competitividade no mercado econômico. ...
  5. O consumo e o meio ambiente. ...
  6. Tecnologia e comunicação.

A evolução econômica e industrial, gera o desequilíbrio ecológico com efeitos bastante drásticos, como a poluição dos oceanos, as alterações climáticas em todo o planeta, a diminuição das florestas tropicais, a extinção de várias espécies e a diminuição da biodiversidade.

Além da tecnologia, é preciso implementar cursos e oportunidades para a produção de pesquisa, criação de novos recursos e programas de incentivo à educação. A globalização possibilita o acesso à tecnologia, ciência e pesquisa a nível mundial, proporcionando o aumento nos níveis e aplicação do conhecimento.

A globalização cria oportunidades de emprego, mas pode também resultar na perda de postos de trabalho. Gerir a globalização para tirar o máximo partido é uma prioridade para a União Europeia (UE), tal como construir uma Europa social que ajude os trabalhadores despedidos a encontrar novos empregos.

Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação. A globalização é o processo de aproximação entre as diferentes sociedades e países existentes de todo o Planeta, seja na esfera econômica, social, cultural ou política.

Segundo Carvalho (2005), um fato positivo da globalização é a diminuição das distâncias entre os povos. Porém, ao mesmo tempo, está sendo criado outro fato que pode se tornar perigoso, que é a perda da identidade cultural dos povos e a massificação dos hábitos e costumes.

As principais desvantagens da globalização são o aumento das desigualdades socioeconômicas, o crescimento do mercado informal, o favorecimento às crises econômicas e a intensificação dos problemas ambientais.

Globalização econômica vincula-se à exclusão social a partir do momento em que a expansão massiva dos meios tecnológicos e de informação não atinge de forma democrática toda a população do planeta, favorecendo o acúmulo de riqueza para os mais ricos e dificultando, assim, a emancipação social dos mais pobres.