Quais são as consequências do movimento de rotação?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

A rotação ocorre no sentido anti-horário, ou seja, de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites.

Resposta. Rotação: Graças ao movimento de rotação temos o dia e a noite, se não, em uma parte da terra seria somente noite e na outra somente dia. Translação: Temos as diferentes estações do ano.

A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Isso é possível devido à diferença de iluminação nas áreas do planeta ao longo do movimento.

Resposta: As consequências do movimento de rotação da Terra são: A sucessão dos dias e das noites. O achatamento dos polos e o abaulamento do Equador.

Movimentos da Terra

  • Movimento de rotação.
  • Movimento de rotação.
  • O movimento de translação e as estações do ano.
  • Movimento de translação.

O planeta Terra realiza dois movimentos principais. Em um primeiro movimento, chamado de translação, ela traça uma órbita em torno do Sol. Realiza também um giro em seu próprio eixo, chamado de rotação. Cada volta ao redor do Sol representa um ano, enquanto cada giro em torno de seu próprio eixo define um dia.

Translação é o movimento realizado pela Terra em torno do Sol. Já a rotação consiste no movimento empreendido pelo planeta em torno do seu próprio eixo. A duração de cada giro da Terra em torno de si mesma é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos.

O movimento de rotação terrestre ocorre no sentido anti-horário, isto é, se observássemos a Terra do lado de fora sobre o polo norte, veríamos seu giro no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio.

O principal efeito do movimento de translação são as estações do ano.

Duração da rotação é de 23 horas, 56 minutos, quatro segundos e 0,9 décimos. A Terra, o nosso planeta azul, realiza tanto o movimento de rotação em torno de si mesma quanto o de translação, girando ao redor do Sol.

Com o desaparecimento de seu movimento de rotação em torno do Sol, a Terra seria continuamente atraída em linha reta em direção ao Sol, cerca de 65 dias chocaria com a sua superfície. Obviamente, muito antes disso, estaríamos literalmente cozidos devido à enorme temperatura nas proximidades da atmosfera solar.

Além disso, no instante em que a Terra parasse de girar, ela sairia de uma velocidade de aproximadamente 1.675 km/h (em uma latitude de 45°) para zero. Sentindo o efeito da inércia, todas as construções e edificações no planeta cairiam, sem falar nos fortíssimos terremotos que assolariam o planeta.

Se a Terra girar mais rápido, ela chegará à mesma posição um pouco mais cedo. Meio milissegundo equivale a 10 polegadas ou 26 centímetros no equador. Em suma, os satélites GPS – que já precisam ser corrigidos para o efeito da teoria da relatividade geral (a curva do espaço e do tempo) – rapidamente se tornarão inúteis.

Na Terra, marcamos a passagem do tempo em dias, que são divididos entre um período de luz solar e a noite. A rotação da Terra, o giro em torno de si mesma, leva 23 horas e 56 minutos.

Os dois movimentos principais do nosso planeta são o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no cotidiano.

Aprendemos na escola que a Terra se move de duas formas. A rotação é o giro em torno de si mesma, o que produz o dia e a noite. Já a translação é o movimento em torno do Sol, responsável pelas estações do ano. Mas, nosso planeta também se movimenta de outras formas, como a precessão.

Segundo a Lei da Inércia, um corpo tende a ficar em repouso, assim como tende a ficar em movimento, a não ser que uma força aja sobre ele. No caso da Terra, como ela continua em velocidade praticamente constante, não sentimos os efeitos desse fenômeno por estarmos girando com ela.

Além da sucessão de anos já referida, o movimento de translação tem como consequência as estações do ano. Não é por acaso que essas apresentam características diferentes e não ocorrem de maneira simultânea nos hemisférios. A explicação encontra-se no eixo de inclinação da Terra perpendicular a sua órbita.

Aristarco de Samos

História. Supõe-se que o primeiro cientista a propor que a Terra possui movimento de rotação e de translação foi Aristarco de Samos, que, por estas teorias, foi acusado de impiedade. Diógenes Laércio, porém, atribui esta hipótese a Filolau de Crotona ou a Hicetas de Siracusa.

Enquanto a Terra movimenta-se ao redor do Sol, ela também está realizando outros movimentos, como a rotação. O movimento de rotação é o que a Terra realiza em torno de si mesma, ou seja, do seu próprio eixo.