Quais são as consequências de uma pessoa orgulhosa?

Perguntado por: tmorais . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

As pessoas orgulhosas transmitem muitas queixas mentais devido ao seu ego exagerado, reclamando de pessoas, de situações, do tempo, do país, etc. Isto inevitavelmente fará com que elas saltem de um conflito para outro. “Se não moderarmos o orgulho, ele será o nosso maior castigo.”

Quando exagerado, denota pretensão de superioridade e até arrogância. É um sentimento que pode desencadear muitos problemas nos relacionamentos, já que está associado à dificuldade em ceder e admitir seus erros e defeitos. O orgulho causa problemas até antes de um relacionamento ser estabilizado.

O orgulho é o pecado universal, o grande vício. Sim, o orgulho é o pecado universal, o grande vício. O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). É o coração quebrantado e o espírito contrito (ver 3 Néfi 9:20; 12:19; D&C 20:37; 59:8; Salmos 34:18; Isaías 57:15; 66:2).

O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). (…) Sejamos humildes por opção.

Fale com as pessoas próximas a você, pergunte se ela acha você orgulhosa, mas esteja disposto a aceitar as críticas e encontrar meios e melhorar. Nunca ache que você é pior e nem melhor do que ninguém, não ridicularize os outros por suas conquistas ou pela falta de capacidade delas.

Para lidar com pessoas arrogantes no trabalho, siga as nossas dicas abaixo!

  1. Combata a arrogância com bom humor. O bom humor desarma as pessoas arrogantes. ...
  2. Não leve a arrogância para o lado pessoal. ...
  3. Ignore tentativas de chamar atenção. ...
  4. Seja um bom exemplo. ...
  5. Exercite a empatia. ...
  6. Saiba quais batalhas deve escolher. ...
  7. Seja assertivo.

Existem dois tipos de orgulho: o Orgulho Autêntico e o Orgulho Arrogante. Orgulho Autêntico é aquele no qual o sucesso é explicado com base no esforço despendido para determinada conquista.

Pessoas que sempre tem razão, não ouvem a opinião alheia, não aceitam estar erradas, se sentem superiores aos demais, são autoritárias, arrogantes e insensíveis, essas são algumas das características de uma pessoa orgulhosa.

A causa raiz do orgulho é a nossa herança orgulhosa herdada de nossos antepassados, dos nossos pais. Deles nós temos herdado nosso próprio desejo carnal vazio, que anseia a presença do doce hóspede da alma, que é o Espírito Santo de Deus.

Como o orgulho pode atrapalhar
Pessoas que são muito orgulhosas, tendem a ter uma postura de não-aceitação e muitas vezes são vistas como teimosas e cabeças-duras. Elas não dão o braço a torcer, mesmo que saibam que isso pode prejudicá-las. É muito comum perceber isso, em uma discussão de casal.

2 vaidoso, arrogante, convencido, esnobe, presunçoso, pretensioso, presumido, pedante, enfatuado, afetado, empertigado, imodesto, insolente, altaneiro, altivo, desdenhoso, espaventoso, filaucioso.

Com nomes como arrogância, soberba ou altivez, esse mal nos afasta de Deus e nos faz mais parecidos com o pior da criação. Não é possível conhecer todo o orgulho que há em nós, mas é possível vencê-lo, pouco a pouco, batalha após batalha, e experimentar, dia após dia, o impacto da humildade.

23 A soberba do homem o abaterá, mas o ahumilde de espírito receberá honra. 24 O que tem parte com o ladrão odeia a sua própria alma; ouve maldições, e não o denuncia. 25 O atemor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro.

O orgulho é perigoso. A Bíblia diz em Provérbios 16:18: “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” A humildade produz honra. A Bíblia diz em Provérbios 29:23: “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.”

O orgulho é chamado de “pai biológico” de todos os pecados capitais. O orgulho é o pior dos pecados, porque envolve uma inversão em escala real da realidade.

Os indivíduos orgulhosos adoram assumir o controle e manter autonomia, portanto, você poderá seduzi-los se pedirmos a opinião deles. Pergunte o que o outro pensa como sinal de respeito — todo mundo reage bem a isso! Pedir ajuda também pode ser uma forma de ajudar a pessoa orgulhosa a lidar com o próprio orgulho.

Os humildes são ensináveis, reconhecem como são dependentes de Deus e desejam submeter-se a Sua vontade. Os humildes são mansos e têm a capacidade de influenciar outros a serem humildes também. Deus promete aos humildes que Ele os conduzirá pela mão.

Quando, para combater o orgulho, passamos a olhar o outro como tão importante quanto nós, também passamos a nos sensibilizar e a nos preocupar com as suas dificuldades, e então procuramos aliviar a intensidade de suas lutas, das suas dores; passamos a querer ajudá-lo, a querer que ele também avance, e assim vamos ...

Se você acredita que vale a pena, coloque estas dicas em prática:

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

6. Orgulho ferido = ferida emocional. A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.