Quais são as consequências da utilização da tecnologia na sala de aula?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 26 de abril de 2023
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O uso de tecnologia em sala de aula oferece uma melhora significativa da qualidade de ensino. Seja porque consegue captar a atenção dos alunos de forma diferenciada dos métodos tradicionais de ensino, seja porque desenvolve e estimula competências como o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos.

A facilidade de uso e processamento muito rápido acabam por prejudicar a produtividade e inovação de cada um. Desempenhar diversas tarefas também pode resultar em um impacto negativo sobre o equilíbrio entre vida profissional e familiar, afetando diretamente o bem-estar dos indivíduos.

Engajamento dos alunos
Um dos grandes receios de educadores quando o assunto é tecnologia em sala de aula é a questão da perda de foco nos conteúdos pelo simples manuseio das ferramentas. Encontrar equilíbrio nesse sentido, certamente, é um dos maiores desafios.

Pensando nisso, vamos começar listando os problemas que o uso inadvertido do celular pelas crianças pode ocasionar.

  • Consumismo. Há relatos de que o telefone celular contribui para aumentar o consumismo em crianças. ...
  • Falta de concentração na sala de aula. ...
  • Dependência. ...
  • Interatividade. ...
  • Inovação. ...
  • Praticidade. ...
  • Economia de recursos.

Hoje, um dos principais impactos da tecnologia na educação, permite justamente simplificar as pesquisas de qualidade, mensurar dados fornecidos pelos sistemas, desenvolver relatórios de desempenho e ter controle absoluto de todos setores da Instituição.

Indubitavelmente, as TICs influenciam positivamente na qualidade do ensino, uma vez que as tecnologias multiplicam as possibilidades de pesquisa para os alunos e contribuem para um processo de aprendizagem mais ativo e engajado.

As ferramentas disponibilizadas pela tecnologia permitem, além de uma melhora no relacionamento entre docentes e estudantes, com um leque de possibilidades, desde videochamadas, chats e fóruns, novos processos de avaliação, com testes em tempo real e entregas de tarefas ou trabalhos que possibilitam avaliar o ...

Desvantagens da Internet

  • Distúrbio de Vício em Internet. O uso excessivo da Internet não é só prejudicial para a condição física, mas também para a saúde mental. ...
  • Crimes Virtuais. Os hackers podem criar vírus que podem entrar no seu computador pessoal e arruinar dados valiosos. ...
  • Alienação Social.

Alguns exemplos são aumento de risco de a empresa sofrer ataques cibernéticos, resistência de funcionários, necessidade de adaptar os colaboradores para utilizarem as novas tecnologias, entre outros.

Mais da metade (55%) dos professores da rede pública brasileira utilizam tecnologia digital regularmente em sala de aula, e 54% deles afirmam que usariam mais esse recurso, desde que isso não implicasse em maior carga de trabalho – um número igual de docentes tem a percepção de que o uso de ferramentas tecnológicas ...

Os resultados dessa investigação indicaram que, aos olhos dos professores, a falta de capacitação (formação continuada) é a principal causa da resistência ao uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem.

Os resultados apresentam diante das respostas dos professores que as dificuldades mais frequentes são: falta de domínio das tecnologias; número de aulas e quantidade de conteúdo a ser trabalho e receio por parte dos professores de não corresponder às expectativas dos alunos.

O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.

É proibido proibir
Em muitos casos, o equipamento pode ser utilizado para afastar riscos ou danos às pessoas ou terceiros. Imagine, por exemplo, um professor descontrolado, que impõe um castigo cruel ao aluno. É raro? Sim, mas ninguém vai negar que pode acontecer.

O uso de smartphones no horário das aulas é ainda mais nocivo: faz com que a queda de desempenho quase dobre. Ou seja, se os cem minutos forem concentrados no período em que os alunos deveriam prestar atenção nas aulas ou em rotinas da universidade, o recuo no ranking vai para cerca de 12 pontos.

Para essas docentes, os maiores desafios para a inserção da TIC no ensino fundamental anos iniciais são a falta de estrutura com equipamentos tecnológicos e digitais necessários para realização de atividades em sala de aula, o analfabetismo tecnológicos dos docentes e discentes que está atrelado ao ausência de ...

Mesmo com a tecnologia ganhando espaço nas instituições de ensino, existem diversos fatores que devem ser considerados. Os desafios mais comuns que as escolas vivenciam hoje se relacionam ao uso das ferramentas virtuais, a falta de qualificação dos professores e ao custo de aquisição de equipamentos.

A integração da tecnologia de informação e comunicação na escola favorece em muito a aprendizagem do aluno e a aproximação de professores e alunos, pois através deste meio tecnológico ambos tem a possibilidade de construírem conhecimento através da escrita, reescrita, troca de ideias e experiências, o computador se ...

As novas tecnologias da comunicação vão reinventando o jeito de nos comunicarmos, elevando-nos gradativamente a um nível de conectividade humana nunca antes vivenciado. Com o surgimento de novas tecnologias e ferramentas, a comunicação fica cada vez mais contextualizada e fragmentada.

“Todas as ferramentas tecnológicas que utilizamos, como avaliações on-line, tarefas digitais, videoaulas, fóruns e aplicativos, fazem com que a aprendizagem seja mais dinâmica e estimulam os estudantes a terem mais autonomia e habilidade para tecer seus conhecimentos.

A tecnologia na educação, quando usada da forma correta, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. Por meio dela, os alunos podem acessar conteúdos relevantes, mergulhar em um universo de novos conhecimentos e manter uma proximidade muito maior com os educadores.