Quais são as consequências da terceirização do trabalho?

Perguntado por: evilela . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Ademais, as consequências da terceirização são, principalmente, a garantia, ao menos em tese, de um trabalho bem feito, já que a empresa prestadora dos serviços é especializada naquele ramo, além do barateamento da produção.

E os principais riscos para as empresas tomadoras de serviços, que terceirização a mão de obra são: alta rotatividade, contratos mal elaborados, direitos trabalhistas, baixa produtividade, reclamação trabalhista, empresas não-profissionais e empregados terceirizados sem a devida capacitação e treinamento.

O que é terceirização? Terceirização é a contratação de empresa para a realização de serviços específicos dentro do processo produtivo da empresa contratante.

Além disso, ao reduzir os salários, a terceirização tem um impacto imediato sobre o consumo: por exemplo, os menores salários significam, diretamente, uma redução da demanda solvente da classe trabalhadora e o rendimento mais baixo faz com que os trabalhadores tenham uma capacidade menor de acessar o crédito – ou o ...

Segundo ele, estudos apontam que o trabalhador terceirizado tem menor remuneração, menos benefícios (alimentação, moradia, transporte e assistência médica), jornada de trabalho mais extensa e trabalha em ambientes com maior nocividade à saúde.

5 vantagens da terceirização para a sua empresa

  1. Concentre-se no seu core business com a terceirização. Esse é a primeira das vantagens da terceirização. ...
  2. Menos custos trabalhistas e despesas gerais. ...
  3. Controle do fluxo de caixa. ...
  4. Acesso a novos recursos. ...
  5. Risco gerenciado.

Os pontos mais importantes para as empresas

  • 1) Responsabilidade subsidiária. ...
  • 2) Tratamento igual. ...
  • 3) Igualdade do salário a critério das partes. ...
  • 4) Atividade delimitada. ...
  • 5) Conteúdo obrigatório do contrato. ...
  • 6) Funcionário demitido não pode ser contratado por terceirizada.

Maior taxa de rotatividade
Não se pode deixar de lembrar a elevada taxa de rotatividade que acomete os profissionais terceirizados. Esses trabalhadores ficam em média 2,7 anos no emprego intermediado, enquanto os contratados permanentes ficam em seus postos de trabalho, em média, por 5,8 anos.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Profissionais terceirizados não vivenciam a realidade da empresa, e, por esse motivo, desconhecem as estratégias e planejamento do negócio. Sendo assim, uma das desvantagens da terceirização notada por muitas empresas, é que equipes terceirizadas podem não seguir o padrão de qualidade ou serviço da empresa contratante.

Quais são os tipos de terceirização?

  • terceirização operacional;
  • terceirização de manutenção e correção;
  • terceirização da produção e instalação;
  • terceirização de serviços profissionais.

Para alguns atores, as razões da terceirização estão em uma maior especialização e produti- vidade; enquanto, para outros, estão na maior precarização e redução de custos.

Argumentos favoráveis à terceirização
- Diminuição de custos de contratação e da informalidade; - Geração de empregos; Para o deputado Pedro Cunha Lima, ninguém consegue dizer em que ponto a terceirização vai retirar direitos adquiridos.

A terceirização consiste em um processo útil para desobrigar a empresa dos encargos sociais e legais ou reduzi-los.

A terceirização tem sido registrada no Brasil desde o final da década de 1960. Ela começou no setor público, mas logo se espalhou pelo setor privado. Seu iní- cio se deu por meio do trabalho assalariado, mas evoluiu posteriormente para o trabalho não assalariado.

Terceirização é o processo onde uma empresa deixa de executar uma ou mais atividades realizadas por trabalhadores diretamente contratados e as transfere para outra empresa. Esta contratação de serviço é feita mediante a um contrato.

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

E é por isso que podemos dizer que o funcionário terceirizado possui os mesmos direitos garantidos pela CLT dos que trabalham com carteira assinada.