Quais são as consequências da síndrome de Turner?

Perguntado por: ichaves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Os sintomas incluem baixa estatura, puberdade tardia, infertilidade, malformações cardíacas, braços que dobram para fora na altura dos cotovelos, quarto metacarpo curto (osso na mão por baixo da junta) e apesar dos pacientes terem inteligência normal, é comum terem dificuldades em matemática.

As anormalidades típicas da síndrome de Turner incluem baixa estatura, disgenesia gonadal (que leva a um quadro de falha do desenvolvimento puberal e infertilidade), além de uma série de outras alterações fenotípicas como pescoço alado, linha posterior de implantação dos cabelos baixa, fácies típica, tórax alargado com ...

A síndrome de Turner é uma condição genética rara, que afeta apenas as mulheres e ocorre quando um dos cromossomos X está ausente em todas ou quase todas as células do organismo.

Quadro Clínico e Diagnóstico
As portadoras da ST freqüentemente apresentam atraso na primeira menstruação, além de déficits no desenvolvimento de outras características marcantes associadas à puberdade devido a ausência de hormônios importantes para um desenvolvimento sexual normal (Zinn et al., 1993).

Síndromes mais comuns

  • Síndrome de Edwards. O primeiro registro científico da síndrome data de 1960, na Inglaterra. ...
  • Síndrome de Patau. ...
  • Síndrome de Turner. ...
  • Síndrome de Kleinfelter. ...
  • Síndrome do Cromossomo X Frágil.

A síndrome de Turner é a única aneuploidia em que a falta de um cromossomo no cariótipo permite a sobrevivência da pessoa até a vida adulta.

Exame genético é necessário para o diagnóstico da síndrome de Turner. Alguns sinais, como baixa estatura, atraso da puberdade, baixa implantação de cabelo na nuca, pescoço curto e alado e tórax em escudo, podem chamar a atenção de pais e médicos.

Síndrome de Savant (Savantismo)

A fisioterapia surge nesse cenário para diminuir e minimizar as manifestações clínicas destas pacientes, a fim de recuperar movimentos, propiciar equilíbrio e flexibilidade, evitando encurtamentos musculares, melhorar a capacidade respiratória e cardiovascular, a fim de obter ganhos na capacidade funcional ...

Tratamento da síndrome de turner
A reposição hormonal é a principal forma de controlar os sinais e sintomas da síndrome de Turner. Terapia com o hormônio do crescimento (GH) – busca alcançar a altura média da menina, mas precisa ser feito o quanto antes para que tenha um resultado satisfatório.

Atualmente, embora a grande maioria declare que a síndrome de Turner não interfere em sua vida (67%) e se considere feliz (78%), em mais da metade dos casos há evidências de dificuldades de interação social e de relacionamento amoroso, baixa auto-estima, insatisfação com a aparência física (em particular a baixa ...

A sirenomelia, também conhecida como a "síndrome da sereia", é uma malformação congénita grave, geralmente incompatível com a vida, pouco frequente e de etiologia ainda não estabelecida, embora haja supostas causas heterogéneas, em específico, de origem vascular, mas que, finalmente, não são totalmente esclarecidas.

Porém, mesmo com todas as conquistas da ciência, algumas enfermidades permanecem sem cura conhecida, como acontece com o lúpus, o Alzheimer e a fibromialgia.

Segundo a especialista Kátia Macedo, ser portador de uma doença incurável não é pré-requisito para conseguir um benefício do INSS. Ela afirma que é necessário que o segurado prove que um agravamento do seu estado de saúde o incapacitou para a atividade laboral.

A síndrome de Turner ocorre em cerca de 1/2.500 nascimentos femininos em todo o mundo. Entretanto, 99% dos fetos 45,X abortam espontaneamente. Em torno de 50% das meninas afetadas têm cariótipo 45,X; aproximadamente 80% têm perda do X paterno.

A síndrome de Turner é uma doença genética caracterizada por anormalidade no número ou morfologia do cromossomo sexual. Com mais freqüência o cromossomo sexual é ausente, resultando em cariótipo 45,X e um fenótipo de disgenesia gonadal 3.

A Síndrome do Super-Homem é uma anomalia cromossômica onde a pessoa herda um cromossomo Y a mais no momento da fecundação. Assim, essa condição atinge apenas pessoas do sexo masculino e é muito rara, com uma incidência em 1 a cada 1000 nascimentos.

A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que normalmente aparecem na infância. Em alguns casos, a condição pode causar constrangimento ao paciente, que por vezes sofre preconceito em razão de seus tiques.

Geralmente, quem tem a Síndrome de Wendy deseja impedir que o outro se torne independente, tome decisões ou fique triste ou frustrado por conta de alguma situação”. Nesse caso, a pessoa se vê na obrigação de assumir as responsabilidades e dores de quem ama, se tornando superprotetora.

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

Você já ouviu falar na polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), também chamada de paramiloidose? Esta condição hereditária degenerativa que atinge cerca de 5 mil brasileiros é considerada uma doença rara — como são definidas as patologias que afetam menos de 65 indivíduos a cada 100 mil habitantes.