Quais são as consequências da sedentarização humana?

Perguntado por: aAvila . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Com a sedentarização dos grupos humanos, pôde-se observar e reconhecer os fenômenos naturais e explorar a natureza em benefício do grupo. Além disso, o primitivo pôde utilizar a terra, plantando e colhendo seus frutos.

Ao se tornarem sedentários, ou seja, morar em um único lugar, os hominídeos começaram a construir suas primeiras moradias. A Revolução Neolítica foi as inúmeras mudanças ocorridas na Pré-História e que deram base à formação das primeiras civilizações da humanidade no Oriente.

Ato de ser tornar sedentário, inativo, que não faz exercício físico. Característica de algo ou de alguém que vive sempre na mesma região, país ou local. expressão Sedentarização da Espécie Humana.

Existem várias causas para o sedentarismo, sendo a principal delas a falta da prática regular de exercícios físicos e de uma alimentação saudável.

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

Para evitar o sedentarismo, o recomendável é fazer pelo menos 30 minutos de atividade física ao menos três vezes na semana. É bom lembrar que a recomendação vale não apenas para obesos, mas também para pessoas magras, que podem apresentar os mesmos problemas por causa do sedentarismo e da falta de hábitos saudáveis.

Segundo o estudo, embora o aumento da população global contribua para a degradação ambiental, incluindo as mudanças climáticas, é o aumento de renda per capita que mais impulsiona o aumento da produção e do consumo e das emissões de gases de efeito estufa.

Em geral, argumenta-se que a sedentarização da humanidade foi resultado das mudanças climáticas que aconteceram na Terra. O aquecimento do planeta permitiu que esses grupos pudessem se fixar em um local.

São aqueles que não possuem uma habitação fixa, vivem permanentemente mudando de um lugar para outro. sedentários. Percebemos, então, que o modo de vida dos nômades é o contrário dos sedentários. Povo sedentário, é alguém “que tem habitação fixa.

Povos sedentários
Eles não têm uma casa fixa e determinada. Eles permanecem no mesmo lugar que condicionaram para ser seu lar por gerações. Eles produzem o que precisam ali mesmo. Suas principais atividades econômicas são a coleta, a caça e a pesca.

No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

O indivíduo sedentário costuma apresentar problemas de autoestima, de autoimagem, depressão, aumento de ansiedade, de estresse, além de um maior risco para desenvolver os males de Alzheimer e de Parkinson.

Uma vida sedentária pode também causar diabetes, agravar doenças das articulações, dos músculos e da coluna, além de constituir um fator de risco para a obesidade, complicações psicológicas como ansiedade e até alguns tipos de câncer.

O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva.

Esse tempo equivale a 75 minutos por semana. De acordo com o NHS, serviço público de saúde britânico, a recomendação é de que todo mundo faça de 150 a 300 minutos de atividade física que aumente a frequência cardíaca semanalmente — ou de 75 a 150 minutos de atividade vigorosa por semana.

Os cientistas participantes apontaram o crescimento populacional como um grande responsável indireto pelo aquecimento global, pelo esgotamento de recursos, pela poluição e pela perda de biodiversidade.

Os problemas ambientais urbanos estão atrelados ao impacto causado pelas atividades produtivas no meio ambiente. Os principais problemas ambientais urbanos são: poluição, ilhas de calor, inversão térmica, chuva ácida, enchentes e deslizamentos de terra.

De acordo com estimativas de órgãos demográficos internacionais, a população mundial atual (em julho de 2023) é de, aproximadamente, 8,04 bilhões de pessoas. - Taxa de mortalidade infantil e mortes de crianças menores de 5 anos: 26 óbitos por mil nascidos vivos. - População urbana: 55,8% (estimativa 2023).

É possível tratar o sedentarismo? O sedentarismo não é uma doença. Ele não tem um tratamento, mas é importante que seja combatido. Isso é feito por meio da prática regular de exercícios e atividades físicas.

A falta de atividade física na rotina pode ser causa de muitas doenças, entre elas, podemos destacar:

  • Obesidade.
  • Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC)
  • Aumento do colesterol.
  • Atrofia muscular.
  • Aumento da pressão arterial.
  • Problemas articulares.
  • Diabetes tipo 2.
  • Distúrbios do sono.

O homem é responsável por uma série de ações que impactam negativamente o meio ambiente, provocando desequilíbrio. Uma delas são as queimadas, que matam várias espécies, provocam destruição de habitat e desencadeiam poluição atmosférica.