Quais são as consequências da perda de hidratação do disco intervertebral que acompanha o processo de envelhecimento?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Definição. Visto que os discos perdem seu conteúdo de água devido a doenças ou idade, perdem altura, aproximando as vértebras. Como resultado, as aberturas do nervo na coluna se tornam mais estreitas. Quando isso acontece, os discos também não absorvem impactos, especialmente quando você anda, corre ou pula.

A protrusão discal é uma condição que ocorre quando o disco entre duas vértebras na sua coluna vertebral se expande ou se rompe. Isto pode fazer com que o disco pressione os nervos da sua coluna, levando dor, dormência e fraqueza nos seus braços ou pernas.

A hérnia de disco geralmente é o resultado de um desgaste gradual relacionado ao envelhecimento, chamado degeneração do disco. À medida que você envelhece, seus discos se tornam menos flexíveis e mais propensos a rasgar ou romper, mesmo com uma pequena tensão ou torção.

A desidratação discal é um processo degenerativo que acontece conforme o envelhecimento. As células presentes no discos responsáveis pela absorção de água começam a morrer, o que diminui a concentração de água na região.

A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

Com uma desidratação grave e contínua, o corpo pode entrar em choque e causar danos aos órgãos. Os rins e o fígado podem sofrer bastante, mas o risco também atinge o cérebro, podendo levar a confusão mental, coma e chegar a ser fatal.

Constituição da Coluna Vertebral
Cada disco contém uma porção amortecida de líquido, envolvida por uma camada externa, o anel fibroso. Os discos perdem e recuperam água regularmente, o que é um processo natural, à medida que o esforço acontece e você reabastece seu sistema com água.

Com o tempo, a falta de hidratação pode causar danos ao corpo, inclusive nas juntas. Junto da coluna vertebral, os músculos das costas vão se tornando duros e ficando doloridos a medida que o corpo vai ficando desidratado. Esse problema faz com que a pessoa acabe ficando menos ativa, gerando outros problemas ao corpo.

Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas. Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés. Perda parcial ou completa de controle sobre qualquer parte do corpo. Urgência, incontinência ou retenção urinária ou intestinal.

A degeneração do disco intervertebral é um problema na região lombar que pode ocasionar complicações como estenose espinhal, espondilolistese e retrolistese. Na verdade a degeneração do disco intervertebral não é uma doença, mas uma condição degenerativa que pode causar dor e afetar sua qualidade de vida.

O desgaste, a postura inadequada e os movimentos corporais incorretos também podem enfraquecer o disco, causando degeneração do local. Esse desgaste ocorre naturalmente, tanto por conta de estresse repetitivo sobre a coluna, como pelo envelhecimento.

Nesses casos, a hérnia de disco promove uma compressão aguda dos nervos. Estes, por sua vez, provocam alterações na região perineal, afetando o controle de urina e do intestino, ou levando à perda de força muscular.

Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema. Mas não é tão simples assim. A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar. Para que uma pessoa possa se aposentar por invalidez é preciso que exista uma incapacidade total e permanente.

Geralmente, os incômodos costumam ser mais intensos no final do dia e podem melhorar ao caminhar, mudar de posição ou deitar. A discopatia pode também causar rigidez e fraqueza na coluna, reduzindo a capacidade motora do paciente e prejudicando o desempenho no cotidiano.

Entretanto, alguns casos podem apresentar sintomas de compressão neural e necessitarem de tratamentos específicos para esses sintomas. Quem tem abaulamento discal pode pegar peso? Sim. Não há contraindicação formal para carregamento de peso por indivíduos com abaulamento discal.

O tratamento deve levar em consideração a orientação médica, uma vez que ele é o responsável por cuidar de cada caso. Mas, na grande maioria das vezes, o tratamento envolve o uso de medicamentos, para alívio da dor, e sessões de fisioterapia, já que contribuem para melhorar a mobilidade e evitar rigidez.

Conforme explicado acima, tanto a protusão discal quanto a hérnia de disco podem aposentar. Pode ser uma aposentadoria por incapacidade permanente ou aposentadoria da pessoa com deficiência.

Quando a protrusão discal é maior, ela pressiona a raiz do nervo podendo causar dor, dormência, formigamento e até fraqueza nos músculos supridos pela raiz do nervo. Por outro lado, nem toda protrusão é uma hérnia: nestes casos, o núcleo ainda não extrapolou os limites do disco.

Abaulamento discal tem cura? O abaulamento discal tem tratamento. Sim, com o tratamento adequado é possível tratar o abaulamento discal para que o quadro não evolua para uma hérnia de disco.

A constipação é um dos sintomas intestinais mais comuns associados à hérnia de disco. Isso ocorre porque a compressão das raízes nervosas pode interferir na motilidade intestinal, tornando as fezes mais difíceis de serem expelidas.

“O idoso é mais suscetível ao problema do que a população em geral. À medida que envelhecemos, a absorção de água por nosso organismo não é tão eficaz, facilitando assim a desidratação.