Quais são as consequências da falta de sono?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Em curto prazo, a privação do sono pode causar dores no corpo, cansaço, sonolência, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

Excesso de trabalho, estresse, insônia, acúmulo de tarefas e distúrbios do sono são alguns dos vilões mais comuns de uma boa noite de descanso.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

Dormir menos do que isso pode ocasionar prejuízo cardiovascular com o passar do tempo, já que favorece o surgimento de doenças, como hipertensão, diabetes e obesidade, o que aumenta o risco de infartos e AVCs”, afirma o Dr. Genta. O sono é um período importante para o reestabelecimento do nosso organismo.

Especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas.

Para tratar a insônia:

  • Deite-se de costas com os joelhos dobrados para poder alcançar os pés com as mãos.
  • Pegue um pé na mão e enrole os dedos dos pés.
  • Sinta a curva na planta do pé.
  • Aplique pressão firme e massageie este ponto por alguns minutos usando movimentos circulares ou para cima e para baixo.

O capim limão é um relaxante natural. Ajuda a relaxar os nervos e músculos antes de dormir. Pode parecer estranho, mas o suco de alface é muito indicado para quem tem distúrbios no sono, contudo o chá das folhas de alface juntamente com algumas cascas de maçã também é uma boa pedida antes de dormir.

Quais os tipos de remédios para dormir?

  • Alprazolam.
  • Clonazepam.
  • Oxazepam.
  • Triazolam.
  • Flurazepam.
  • Lorazepam.

A ideia de que a exaustão pode por em causa uma boa noite de sono é contraintuitiva, mas o seu cérebro cansado não está a fazer jogos consigo. Cansaço em demasia ocorre quando a sua mente e o seu corpo não estão sincronizados: mentalmente está exausto, mas fisicamente está pronto para uma noitada.

Dormir bem ajuda o organismo a combater infecções e a manter-se saudável, pois durante o sono o corpo produz proteínas extras que fazem o sistema imune ficar mais forte, principalmente em situações de estresse.

Em resumo, dormir do lado esquerdo não prejudica o coração, mas pode afetar a digestão e causar desconforto em algumas pessoas. No entanto, também pode ter alguns benefícios para a saúde do coração.

Segundo especialistas, isso ocorre porque, ao provocar breves e repetidas interrupções respiratórias durante uma noite de sono, o cérebro “acorda” para que o reflexo da respiração seja retomado. Continue a leitura para entender melhor!

De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. Isso porque, durante o sono há redução da atividade cardiovascular, queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Adultos de 18 a 60 anos devem ter 7 ou mais horas de descanso por noite; indivíduos de 61 a 64 anos, entre 7 e 9 horas; e pessoas com mais de 65 anos de idade, cerca de 7 ou 8 horas, segundo os CDC.

Em doses mais elevadas, a chamada sedação profunda, a pessoa só responde a estímulos muito dolorosos ou repetitivos. Entre os sedativos usados para pessoas com problemas para pegar no sono estão a Amitriptilina (Amytril), o Diazepam (Valium), Zolpidem e o Clonazepam (Rivotril), entre outros.

Para fechar nossa lista, a erva cidreira, que tem em sua composição substâncias como o ácido rosmarínico, um sedativo natural dos mais eficazes.

Trazodona: é um fármaco antidepressivo. Além da insônia, ele é recomendado para o tratamento da depressão com ou sem episódios de ansiedade ou dor crônica.

Substituir as atividades mais intensas por práticas relaxantes é uma maneira de estimular o sono. Meditação, exercícios de respiração e yoga são algumas opções. Ouvir uma música mais lenta ou fazer uso da aromaterapia também são atividades que podem proporcionar o relaxamento do corpo e da mente.