Quais são as consequências da falta de humildade no coração?

Perguntado por: alima . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Falta de humildade individual pode causar elevado grau de incompetência e incompatibilidade pessoal e profissional.

Humildade não tem nada a ver com a pessoa ser desleixada, malcheirosa, isso é outra coisa. Humildade é o que vemos em Provérbios 29, verso 23: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”. A soberba, a empáfia é um caminho que pode levar à ruína.

Humildade = Equilíbrio
Ser humilde é entender seu verdadeiro valor. Deus lhe ama porque ele lhe criou, não por causa de sua aparência ou das coisas que você faz. Humildade é reconhecer que seus sucessos vêm de Deus e que é ele que lhe capacita.

Uma pessoa humilde é uma pessoa modesta, simples, que expressa ou reflete sentimentos de deferência ou submissão. Ela também pode ser uma pessoa sem muitas ambições, despretensiosa. Exemplo: "Romeu é uma pessoa bastante humilde. Nota-se isso pelo seu modo de agir".

A tranquilidade que a humildade proporciona ao assegurar o indivíduo da sua identidade, na qual estão integradas as suas forças e as suas limitações, incrementa definitivamente a qualidade dos seus relacionamentos.

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

A humildade nos conduz à verdadeira felicidade e a humildade conquista o coração de Deus. Deus não atende aos orgulhosos. Se formos arrogantes, Deus não escutará as nossas súplicas. A humildade faz o Céu trabalhar a nosso favor.

“Deus disse: 'Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todos os animais selvagens e todos os animais que se movem pelo chão'. Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou.

Os 3 tipos de humildade segundo Santo Inácio de Loyola

  • A humildade para a salvação. O primeiro é a humildade necessária para a salvação de nossas almas. ...
  • A humildade de não desejar.. ...
  • A humildade de escolher a pobreza. ...
  • A busca pela humildade. ...
  • Fundamento da santidade. ...
  • Ladainha da humildade.

Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.

A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida.

“Pois todo o que se exaltar será humilhado, e o que se humilhar será exaltado. “ (Lc 14,11)

Por que é tão difícil encontrarmos pessoas que tenham a humildade em suas características? O orgulho, a vaidade, o poder, a soberania e a arrogância parecem sempre se sobrepor nas relações humanas. Algumas pessoas consideram a humildade como um ser menos digno, com menos potencial, menos capaz.

A humildade é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ela predispõe o seu portador à sabedoria real. O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende. O orgulhoso é soberbo, se julga superior e se esconde por trás da falsa humildade ou da tola vaidade.

Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”.

A pessoa arrogante não se interessa pelo que o outro diz: ao ouvi-lo, só está se municiando de argumentos para desqualificar seu raciocínio. A humildade corresponde a um estado de alma em que predomina o respeito pelas outras pessoas: pelo modo como vivem, pensam e se comportam.