Quais são as consequências da doença de Chagas?

Perguntado por: lvasconcelos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Encerrada a fase aguda, caso não ocorra cura, os pacientes podem desenvolver a doença crônica, ensejando complicações cardíacas (insuficiência cardíaca) e/ou digestivas, como megacólon e megaesôfago.

A doença de Chagas tem cura. Quanto mais precoce for o diagnóstico e o quanto antes for iniciado o tratamento, maiores as chances. Quanto maior o tempo de infecção, menores as chances de cura e mais difícil será a demonstração da efetividade do tratamento, pois mesmo estando curado, você continuará gerando anticorpos.

A doença de Chagas é quase 100% curável se tratada na fase aguda inicial. Apenas 1% dos infectados são tratados a cada ano devido à presença clínica silenciosa ou expressão sintomática ambígua da doença. A prevalência média de doadores de banco de sangue detectados com doença de Chagas na América Latina é de 0,2%.

Cerca de 30% das pessoas com doença de Chagas crônica desenvolvem danos ao coração que podem levar à morte, como arritmia e insuficiência cardíaca. Sem tratamento específico para combater o problema, estes pacientes são medicados com drogas usadas para outras doenças do coração.

Esôfago e intestino dilatados podem parar de funcionar, causando represamento dos alimentos no caso do esôfago ou constipação intestinal, podendo gerar outras complicações, como perfurações desses órgãos. No coração, o parasita causa insuficiência cardíaca e arritmias.

A doença apresenta uma fase aguda, que pode manifestar ou não sintomas, e uma fase crônica, a qual pode se manifestar de quatro formas: indeterminada, cardíaca, digestiva e cardiodigestiva (ou mista, pois envolve coração e aparelho gastrointestinal).

“Na década de 90, nossos pacientes apresentavam uma expectativa de vida de 45 anos e hoje passam dos 60. Essas pessoas estão vivendo mais porque são melhor tratadas.

freqüência da morte súbita
O óbito na doença de Chagas pode ser devido a cau- sas cardiovasculares – notadamente a principal causa – e a causas não-cardiovasculares.

Piora no estado geral do corpo - náusea, perda ou diminuição de força física e dor nas articulações; Febre constante; Inchaço no rosto e nas pernas; Vermelhidão no rosto e pescoço.

O exame de sangue é utilizado para diagnosticar a doença e é realizado pelo Sistema Único de Saúde – SUS, assim como a medicação é disponibilizada pela rede pública.

Contudo, alguns pacientes podem ser assintomáticos, e os sintomas de insuficiência cardíaca (ou coração fraco) podem se manifestar tardiamente. De acordo com especialistas, as principais reações são falta de ar aos esforços, fadiga, palpitações, tonturas, síncope e inchaço das pernas.

Atualmente, existem apenas dois medicamentos utilizados para o tratamento da doença de Chagas, o nifurtmox e o benzonidazol.

Fase crônica: nessa fase muitos pacientes podem passar um longo período, ou mesmo toda a sua vida, sem apresentar nenhuma manifestação da doença, embora sejam portadores do T.cruzi.

Atualmente, existem dois fármacos utilizados para o tratamento de Chagas, o nifurtimox e o benznidazol, bastante eficazes na forma aguda da doença.