Quais são as consequências da desobediência no Velho Testamento?

Perguntado por: vnunes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Haverá castigo sobre nós por cada ato de desobediência a Deus, não devemos nos desviar da sua palavra, não deveríamos ter adorado outros deuses senão ao Senhor.

Então adão quis culpar a Deus pela companheira que ele havia lhe dado (Gn 3:12). O pecado trouxe consequências individual e coletiva que se estendeu até nós. As principais consequências do pecado original são a morte (Rm 6:23) e o afastamento de Deus (Rm 3:23).

Recusa ou negligência de OBEDECER (#Hb 2.2).

Sansão se foi, morreu entre os filisteus, sua desobediência nunca deve ser seguida. Quantos de nós recebemos unção de Deus e a deixamos passar por desobediência, por não dar ouvidos ás ordens divinas e de quem Deus coloca para cuidar de nós durante a vida.

O primeiro casal desobedeceu a palavra que Deus falou. A desobediência a palavra falada por Deus foi o pecado original. Deus disse: “… não coma a fruta da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal” e nossos pais infelizmente desobedeceram a palavra que Deus falou.

Desobedecer é agir de maneira contrária a alguma ordem. Já teimosia, é a insistência na coisa errada. Além de o profeta ter desobedecido e teimado contra Deus, Jonas também tinha a plena consciência de que estava fugindo do Senhor, como se Ele não soubesse de todas as coisas que nos advêm.

Se Moisés tivesse deixado de cumprir corretamente o mandamento do Senhor e não tivesse sido punido, aquele povo de coração endurecido poderia ter uma desculpa para seus próprios pecados numa questão muito mais importante, dizendo que viram Moisés descumprir um mandamento do Senhor e não ser punido por isso.

Acreditando na pérfida serpente, Eva comeu do fruto proibido e convenceu o seu companheiro a fazer o mesmo. A punição por este ato de desobediência original foi a perda da imortalidade, a partir de então os homens tornaram-se mortais.

A maldição está aí: confiar em outra pessoa e deixar que esse relacionamento nos afaste do amor a Deus; Daquele que, de verdade, cuida de mim. Boas amizades? Sim. Mas, jamais amizades demasiadas e, sobretudo, aquelas que não nos conduz para mais perto do Senhor.

Posteriormente ao Pecado Original, o desejo sexual fugiu aos domínios da razão humana, acarretou para o homem a não submissão de suas vontades carnais ao controle racional, sendo que esse indivíduo se torna um sujeito de desejo e portador de pulsões desenfreadas.

A desobediência civil é basicamente uma ação popular que consiste na desobediência expressa de uma determinada lei. Isso se dá quando um grupo de cidadãos entende que determinada lei, ou simplesmente a ausência dela, produz injustiça.

O preço da desobediência é alto, e uma de suas consequências é que nos impede de viver o propósito de Deus. Todo aquele que ama a desobediência e o pecado, vive a margem da vida abundante que o Senhor lhe preparou.

Saul

Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse.

Jesus Cristo foi o mais sublime exemplo de obediência ao Pai Celestial. Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil.

Não é o seu modo de vestir ou de falar que caracteriza você como cristão, mas, sim, a obediência. A obediência traz vitória. Se você é um crente obediente, você é vitorioso, é uma pessoa feliz, capaz de ensinar outras pessoas a serem obedientes e a se tornarem felizes.

Deuteronômio 27–28 relata como Moisés falou aos israelitas sobre essas mesmas bênçãos e mandamentos, porque eles eram crianças na época dos acontecimentos de Levítico 26. Dessa vez, porém, Moisés deu instruções mais detalhadas e deu uma lição prática.

Eu creio que Jonas desobedeceu pois pensou: “Senhor, toda vez que anuncias julgamento, você é tomado com misericórdia. Eu sei que não julgarás Nínive, pois assim que eu profetizar, se arrependerão e você derramará a sua graça sobre eles.” Ele não tinha entendimento do temor de Deus, nem da sua natureza santa e justa.