Quais são as consequências da criminalidade?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Perda na qualidade de vida, prejuízo econômico a comerciantes e donos de imóveis, aumento das despesas com saúde e segurança pública e transformações a longo prazo no perfil da população são algumas das consequências da violência no Brasil.

Dentre os mais comuns, há quatro: Transtorno de Estresse Agudo, Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e os quadros associados de ansiedade e transtorno de humor. A manifestação de TEPT é uma das decorrentes da violência, com alto custo em termos de saúde pública.

A má distribuição de riquezas, as crises econômicas, a destruição de sentimentos virtuosos são algumas das causas da criminalidade. A miséria é a pobreza levada ao máximo da intensidade. É a condição daqueles que tem ainda menos ou nada. Figurando dentro das mínimas condições de sobrevivência ou dignidade.

Além da desigualdade social, outro fator de risco que lidera as causas das violências no Brasil é a política equivocada de guerra às drogas, que fomenta confrontos diversos entre facções criminais e entre estas e as forças policiais, vitimando civis e policiais, em sua maioria, jovens, pobres e negros.

Seis propostas contra a criminalidade juvenil

  • Gerar empregos para os jovens. ...
  • Investir em educação. ...
  • Melhorar o tratamento de viciados em drogas. ...
  • Bolsa Formação. ...
  • Apoiar a família. ...
  • Melhorar a reinserção social de menores infratores.

Fomentar dinâmicas sociais seguras, alterar trajetórias criminais e romper processos de criminalização a partir da implementação de ações integradas e de intervenções diretas sobre fatores geradores de violência, com a participação da sociedade civil, de modo a prevenir a criminalidade e aumentar a sensação de ...

Jovens e negros
Entre as vítimas de crimes violentos, os jovens e os negros são a maioria.

A violência social afeta as crianças tanto no plano físico, social quanto emocional, em diferentes níveis. As crianças expostas à violência são mais propensas a sofrer um estresse grave, incontrolável e crônico, que afeta sua capacidade de reagir às situações estressantes.

A pedagoga Tamires Alves afirma que a exposição à violências pode dificultar a construção de uma imagem positiva de si. A saúde mental de crianças e jovens vítimas de violência é impactada negativamente, e os riscos de depressão e tendências suicidas podem se agravar.

Os dados apontam que:
o país teve 41.069 assassinatos em 2021, o menor número de toda a série histórica, iniciada em 2007; houve 3.049 mortes a menos na comparação com 2020, uma queda de 7%; 21 estados do país tiveram redução de assassinatos no ano; a maior queda foi registrada no Acre, de -38%;

Eles concluíram que quanto maior a desigualdade maior é o número de homicídios e quanto menor a renda per capita maior as despesas com segurança pública. A pesquisa enfatiza que a diminuição da desigualdade pode diminuir as taxas de criminalidade.

Há grandes motivações que levam esses jovens a novamente praticar um ato infracional: falta de capacitação técnica, falta de empregabilidade, falta de orientação psicossocial e falta de orientação familiar.

Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social.

POSSÍVEIS MEDIDAS CONTRA A VIOLÊNCIA
1) Realização de projetos sociais com intuito de diminuir a desigualdade social. Abrindo outros caminhos, além dos caminhos criminosos que fomentam a violência, à população de baixa renda (principalmente aos jovens).

Esta aprendizagem acumula capital humano e, ao longo do ciclo de vida, promove melhores oportunidades, diminuindo a propensão à criminalidade. Além disso, a simples retenção do aluno na escola e o seu envolvimento com os estudos podem diminuir as chances dos jovens se envolverem com a contravenção.

A participação da Sociedade tem se mostrado eficiente nos lugares onde já foi implantado o policiamento comunitário promovendo um sucesso junto a condução da segurança pública, porque teve a capacidade de integrar policiais e comunidades em prol de um objetivo comum, pois os insucessos estão mais ligados a mau ...

A repressão vale como forma de impedir a continuidade de um deter- minado comportamento delituoso e, para além disso, serviria como advertên- cia aos tendentes ao crime, traduzida no incutimento do medo, posicionando um contramotivo ao impulso criminoso.

Crimes mais cometidos no Brasil e penalidades
Os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam pessoas às prisões no Brasil, com 28% da população carcerária total, segundo o Depen. Somados, roubos e furtos chegam a 37% das ocorrências. Os homicídios representam 11% dos crimes que causam prisão.

De acordo com o Instituto, a maior parte das vítimas sofreu roubo de bens fora do domicílio, seguido de roubo em seu próprio domicílio. No primeiro tipo de crime, o uso de arma foi acima de 80%, porcentagem superior aos crimes ocorridos dentro de domicílios.