Quais são as conjunções explicativa?

Perguntado por: rfigueiredo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.

A palavra responsável por unir as informações das duas orações é a Conjunção Coordenativa Explicativa “porque”, estabelecendo entre elas uma relação de explicação. As Conjunções Coordenativas são classificadas em: Explicativas: pois, que, porque, porquanto, por isso.

Veja alguns exemplos: apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, desde que, visto que, ainda que etc. As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas.

Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido. Devem ser marcadas com vírgulas.

Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.

5) Explicativas: ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. São elas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto.

RESUMINDO: Se a oração iniciada pela conjunção indicar a causa da oração anterior (ou se a oração principal for a consequência da subordinada), a conjunção é causal. Caso contrário, é uma explicativa.

Como conjunção explicativa
Introduz uma oração coordenada explicativa e indica uma justificativa para algo ter ocorrido. Exemplos: Não fui à praia porque estava chovendo. (explicação de não ter ido à praia)

Significado de explicativo
Que pode ser utilizado ou desenvolvido com o propósito de explicar; elucidativo. [Gramática] Diz-se da conjunção que, geralmente coordenativa, é utilizada para expressar uma explicação. Etimologia (origem da palavra explicativo). Explica(r) + tivo.

Conjunções Explicativas
pois (antes do verbo); porquanto; porque; que.

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

As orações subordinadas adjetivas explicativas recebem vírgulas, a fim de distingui-las da restritivas, uma vez que a função daquela é apresentar uma informação sobre o antecedente. Exemplo: As cobras, que são répteis, são responsáveis pela morte de cerca de 200 pessoas por dia.

No que respeita à pontuação, quando a oração é coordenada explicativa, deve levar uma vírgula a separá-la da oração anterior. Quando estamos perante uma oração subordinada causal, não devemos usar vírgula.

As orações subordinadas adjetivas explicativas são apresentadas entre vírgulas e agregam, por meio de explicação, informações e qualidades a um termo presente na oração principal. Outros tipos de orações subordinadas são: substantivas e adverbiais.

Estabelecem relação de conclusão entre as orações ou os termos conectados. Como exemplos de conjunções aditivas, temos “pois”, “portanto”, “logo”, “assim”, “então”, entre outros. Eu saí de casa atrasado, logo, perdi o voo.

As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.

As conjunções coordenativas conclusivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a conclusão da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções conclusivas são logo, pois, portanto e então. Há, contudo, diversas outras conjunções conclusivas.

Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

É chamada de conjunção coordenativa o tipo de conjunção usada para ligar duas orações ou palavras que têm a mesma função gramatical. Tais orações independentes são chamadas de coordenadas e elas são autônomas, pois não perdem o sentido quando é removida a conjunção.