Quais são as conjunções consecutivas?

Perguntado por: egois . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

As conjunções subordinativas são os termos que ligam duas orações sintaticamente dependentes.
...
Conjunções subordinativas.

TiposConjunçõesExemplos
ConsecutivasQue (precedido de tão, tal, tanto), De modo que, De maneira queOs fatos eram tão inusitados que tentou escapar.
Integrantesque e se.A verdade é que te adoro.

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

Conjunções causais introduzem orações que dão ideia de causa: que, porque, como, pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que. Exemplos de conjunções causais: Como fiquei doente, não pude ir à aula. Já que você não vai, também não vou.

O que é Concessivo:
Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação. Exemplo: "O homem seguiu seu caminho, embora chovesse".

as adversativas se expressam no indicativo e se situam em segundo lugar na sentença complexa; as concessivas se expressam no subjuntivo, que é o modo da subordinação, e se colocam em primeiro lugar na sentença complexa.

CONCESSIVAS (iniciam oração que contraria a oração principal, sem impedir a ação declarada): que, embora, conquanto. Também as locuções: ainda que, mesmo que, bem que, se bem que, nem que, apesar de que, por mais que, por menos que... Ela não foi aprovada, embora tenha estudado com dedicação.

Conjunções formam a classe de palavras que estabelecem relações de sentido entre elementos da oração. Podem ser classificadas como coordenativas ou subordinativas. As conjunções são classificadas de acordo com a relação que estabelecem entre os elementos que elas conectam.

São conjunções consecutivas:A: Couque, luego, porque e como. B: De manera, por lo tanto, pues bien e luego. C: Dado que, pues bien, ya que e congue.

distributivas: conjunções que se usam em pares e indicam distribuição e/ou alternância.

b) Orações subordinadas adverbiais consecutivas: exprimem uma ideia de consequência. São introduzidas por elementos intensificadores (tão, tanto, tamanho), seguidos da conjunção que ou das locuções conjuntivas de que forma, tanto que, de sorte que, de modo que. Exemplo: Ela estudou tanto que foi aprovada no concurso.

As conjunções concessivas indicam que há uma dificuldade que não impede a ação. Algumas são: aunque, de manera que, apesar de que, por más que, por mucho que, incluso si, etc. Exemplo: “Iré aunque llueva”.

São aquelas que estabelecem sentido de consequência, efeito ou resultado em relação à oração principal.

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que.

Conjunções Causais
São aquelas que indicam uma oração subordinada que denota causa: Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.