Quais são as concupiscência da carne?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Inclui os pecados da carne, mas também todas as ambições mundanas e todos os desejos mesquinhos. Estar submetido aos desejos da carne é julgar todas as coisas do mundo segundo normas puramente materiais.

Em outras palavras, a concupiscência da carne refere-se a qualquer coisa que agrade à natureza decaída do ser humano. A Concupiscência dos Olhos –Trata-se do desejo intenso de adquirir bens materiais.

1. Desejo imoderado de satisfazer a sensualidade; forte apetite sensual. 2. Desejo intenso de bens materiais ou terrenos.

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor.

20 sinônimos de concupiscência para 2 sentidos da palavra concupiscência: Desejo sexual: 1 sensualidade, voluptuosidade, volúpia, luxúria, lascívia, libidinagem, libertinagem, lubricidade, erotismo, languidez, carnalidade, carne, incontinência.

Lascívia significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma característica de quem tem despudor, quem tem modos libertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade.

16 Digo, porém: aAndai no Espírito, e não cumprireis a bconcupiscência da carne. 17 Porque a carne acobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Porém, se sois aguiados pelo Espírito, não estais debaixo da blei.

Cobiçar não é apenas admirar algo à distância, e sim possuir uma pretensão irreprimível, exagerada e individualista de apoderar-se do bem de outrem. Podemos afirmar que a cobiça dos olhos é uma tentação mental, tentação, aliás, que vem através do comando da mente.

Libertinagem é uma revolta contra as regras.
O libertino rejeita todas as regras e vive satisfazendo todos os seus desejos sem se preocupar com as consequências. A libertinagem é muito perigosa. A pessoa pensa que é livre mas está sendo escravizada pelo pecado.

A soberba manobra o coração do adúltero; o orgulho comanda as intenções do mentiroso; a altivez dirige a vida do ladrão. Mas não se engane, atente para o que diz as escrituras, o orgulho leva à destruição, e o espírito arrogante, à ruína.

Diz-se de algo que não pode ser contido ou controlado (desejo desenfreado).

Cobiça é querer ter o que pertence a outra pessoa. A cobiça produz inveja e descontentamento com aquilo que temos. Também leva a outros pecados, como o roubo, o adultério e todo tipo de ação maldosa contra o próximo. Por isso, é muito importante evitar a cobiça.

A impureza é maldade, ela nos torna maus. Olhamos as coisas pela ótica da impureza e do mal e, a partir disso, as nossas palavras se tornam maldosas e maliciosas; aquilo que nós fazemos para os outros se torna mal.

Em Gálatas 5:19-21 Paulo descreve quais são os frutos da carne: "imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes". Os frutos da carne representam tudo que não provém de Deus.

Durante o período de divulgação do cristianismo, Paulo reclamava de um incomodo físico: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (2 Coríntios: 12: 7).