Quais são as competências de um professor de educação infantil?

Perguntado por: narruda . Última atualização: 29 de maio de 2023
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O Professor de Educação Infantil deve organizar atividades em que o bebê ou a criança possa desenvolver habilidades e competências, tais como imaginação, capacidade de expressão, linguagem corporal, curiosidade, música, escrita entre outras.

O professor deve criar condições favoráveis para que as crianças se sintam seguras e aprendam a viver em coletividade num ambiente saudável e acolhedor. Isto é, aprendam nas vivências a se expressar, explorar, compartilhar enquanto se desenvolvem e se apropriam da sua identidade com autonomia.

O que são competências? Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

A competência básica de todo e qualquer professor é o domínio do conteúdo específico. Somente a partir deste ponto é possível construir a competência pedagógica.

De acordo com a Base, as competências são “a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”.

Competências e habilidades na Educação Infantil: entenda o que são e por que desenvolvê-las. Andar, correr, pular, manusear objetos, compreender, ler, escrever, argumentar.

Os direitos de aprendizagem, como vimos, são brincar, conviver, participar, explorar, conhecer-se e se expressar. Segundo o documento da BNCC, são esses direitos que garantem que as crianças assumam um papel ativo durante seus processos de aprendizagem, vivenciando desafios e sentindo-se provocadas a resolvê-los.

Isso significa que os professores de crianças podem utilizar jogos e brincadeiras, por exemplo, para ensinar regras, para explorar alguns conceitos matemáticos para aprender inglês rápido etc. Mas eles também devem dedicar momentos à criatividade — como oferecer materiais e deixar as crianças brincarem livremente.

Quais são algumas das responsabilidades de um professor de educação infantil? Desenvolver planos de aula e currículos apropriados para a faixa etária sob seus cuidados. Criar um ambiente seguro e estimulante para as crianças. Supervisionar as crianças sob seus cuidados.

Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. No início da infância, explorar o ambiente é uma das maneiras mais poderosas que a criança tem (ou deveria ter) à disposição para aprender.

Listo então 7 competências que são transversais a todas as áreas do conhecimento e que são valorizadas pelo empregador:

  • Trabalho em equipa. ...
  • Aprendizagem Contínua. ...
  • Relacionamento interpessoal. ...
  • Proatividade. ...
  • Comunicação assertiva. ...
  • Adaptabilidade. ...
  • Liderança. ...
  • Bónus - Resiliência.

Para que isso ocorra, o documento prevê o desenvolvimento de cinco competências:

  • autoconsciência;
  • autogestão;
  • consciência social;
  • habilidade de relacionamento;
  • tomada de decisão responsável.

Listamos abaixo sete habilidades indispensáveis para todo profissional que quer se manter competitivo:

  • 1 - Comunicação. ...
  • 2 - Trabalho em equipe. ...
  • 3 - Criatividade. ...
  • 4 - Transparência. ...
  • 5 - Resiliência. ...
  • 6 - Postura multidisciplinar. ...
  • 7 - Comprometimento.

1. Conhecimento. Os conhecimentos são considerados o melhor caminho para que os alunos aprendam a valorizar e utilizá-los para agir no mundo social, físico, digital e cultural. Eles são importantes para que entendam e saibam explicar a realidade, para continuar aprendendo e contribuir com a sociedade.

“Para um professor competente, não basta dominar bem os conceitos de sua área – é preciso pensar criticamente no valor efeito desses conceitos para inserção criativa dos sujeitos na sociedade. Não basta ser criativo – é preciso exercer sua criatividade na construção do bem-estar coletivo.”

O conceito de competência na educação surgiu como alternativa, capacidade, aptidão, potencialidade, habilidade e conhecimento e, pode ser descrita como o que permite ao indivíduo enfrentar e aprender um conjunto de tarefas e situações educativas.

As habilidades também deverão aparecer em seu plano de aula. Para escolhê-las, analise os objetos de conhecimento, a área do conhecimento e a unidade temática que você selecionou anteriormente. Perceba como tudo se conecta de maneira bastante clara quando você segue as diretrizes estipuladas pela BNCC.

Capacidades cognitivas e motoras
Além disso, nessa etapa da educação as crianças aprendem a desenvolver sua imaginação, criatividade, comunicação, expressão e equilíbrio, e muitas delas inclusive aprendem a andar quando passam a frequentar a escola.

Qual é a diferença entre habilidades e competências? As habilidades são qualidades que um profissional possui naturalmente para desenvolver algo. Já as competências, são atributos que são desenvolvidos ou aperfeiçoados através de experiências ao longo da carreira.