Quais são as coisas que destrói um casamento?

Perguntado por: nmuniz2 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

6 principais motivos que podem acabar com o casamento – e o que fazer para voltar a ser feliz

  • Objetivos de vida diferentes.
  • Falta de desejo sexual.
  • Divergências de ideias na educação dos filhos.
  • Problemas financeiros.
  • Falta de admiração mútua.
  • Infidelidade.

A falta de diálogo é um dos principais motivos para o casamento esfriar. Muitos casais associam as conversas às brigas e isso não é saudável. É fundamental estabelecer um canal de comunicação aberto e que permita que ambos digam tudo o que acham importante - SEMPRE.

3. Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade. Então, quando tudo é motivo para brigas, ao passo que vocês se tratam de maneira grosseira ou com desprezo, viverem jogando farpas um para o outro, bem como não tendo mais nada legal para falar sobre o relacionamento, só existe uma solução: se divorciar.

De acordo com especialistas, alguns ciclos marcam a vida dos casais. A mais famosa é a crise dos sete anos, uma marca tão conhecida que já se tornou temida. Mas não são só nos sete anos que as coisas começam a ficar complicadas: tem também a crise dos 14, dos 21 e até mesmo a de um ano.

É muito mais comum, do que vocês imaginam, pacientes com medo do sofrimento do divórcio, e crença de que tudo se acabou, que nunca mais terão um parceiro (a). Preferem viver infelizes em seus casamentos, até muitas vezes suportando infidelidades e também sendo infiéis, mas não conseguem pensar em separação.

Dificuldade de diálogo
Uma dificuldade comum de muitos casais é conseguir conversar sobre qualquer assunto. Nos momentos de crise existe não só a dificuldade, mas também o interesse em tentar conversar. Quando a relação chegou ao final, não existe mais a vontade de tentar e nem o interesse em querer escutar o outro.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

  1. Em um relacionamento infeliz já não há conexão física nem emocional. ...
  2. Você faz comparações com o passado. ...
  3. Você espera que o seu parceiro(a) mude. ...
  4. Em um relacionamento infeliz há pouca comunicação. ...
  5. Você se incomoda com tudo que o outro diz e faz. ...
  6. Você evita o seu parceiro(a) ...
  7. Você não tem interesse em melhorar a relação.

A distância afetiva é um indicador claro de que há uma crise no relacionamento. Esse vínculo está estreitamente relacionado com a intimidade, com a partilha e com o desfrutar um do outro, sendo um dos pilares essenciais. É por isso que esse vínculo afetivo exige um cuidado contínuo.

Ocupe-se com outras coisas
Um marido que não te ama será infiel, isso acontece muito. Por isso, vale a pena ocupar-se com outras coisas. Foque em você mesma e não no seu relacionamento. Ele pode não ter mais futuro, mas você ainda tem uma vida inteira pela frente, mesmo que decida seguir sozinha.

4 dicas de como criar coragem para se separar

  1. Não tenha medo de magoar o outro. Algumas pessoas acabam aceitando uma situação de insatisfação e evitam a separação porque acham que o parceiro “não merece passar por isso”. ...
  2. Coragem para agir. ...
  3. Enfrente a situação. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Tenha inteligência Emocional.

Isto pode ser complicado, por isso, trazemos sete dicas que podem ajudá-lo durante esse processo de reflexão e autoconhecimento.

  1. 1 1. Afaste-se das redes sociais.
  2. 2 2. Mude o visual.
  3. 3 3. Mantenha-se ocupado.
  4. 4 4. Conheça novas pessoas.
  5. 5 5. Dê tempo aos sentimentos.
  6. 6 6. Desabafe sobre o que aconteceu.
  7. 7 7.

O receio faz parte da mudança. O ser humano tem a capacidade de criar habilidades quando há necessidade, então seja firme, siga em frente e pense positivo. Se a insegurança te paralisa mesmo com a certeza de tudo, pode ser a hora de recorrer à ajuda profissional.

  1. Você faz todo o planejamento: Todos os programas que vocês fazem é planejado por você e ele simplesmente aceita o convite. ...
  2. Você sempre pergunta como ele se sente: ...
  3. Ele nunca menciona o seu futuro: ...
  4. Ele foge de conversas sérias: ...
  5. Você é quem sempre inicia o contato: ...
  6. Ele diz mais "não" do que "sim":

Comunicação inviável. O diálogo é parte essencial do casamento. Quando o casal já não consegue conversar, seja por falta de tempo ou porque tudo vira motivo de discussão, a comunicação se torna impossível e a separação pode ser uma questão de tempo.