Quais são as cirurgias de urgência?

Perguntado por: epinheiro3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Alguns exemplos de cirurgias de urgência são a retirada de um apêndice inflamado e casos de fratura, luxação ou torção. Assim, a operação não precisa ser imediata, porém deve acontecer em um curto prazo.

Confira os dados do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar 2020. No topo do ranking de cirurgias no Brasil estão algumas cirurgias plásticas, como por exemplo, a lipoaspiração, a abdominoplastia e a blefaroplastia, além de cirurgias na garganta realizadas pelo otorrinolaringologista.

Como o próprio nome diz, urgência é todo o quadro de saúde que precisa ser resolvido rapidamente. Em um pronto atendimento, por exemplo, diz respeito aos casos que precisam ser atendidos rapidamente, com o mínimo tempo de espera possível, mesmo sem risco iminente de morte.

Classificação das cirurgias quanto à finalidade

  • Curativa.
  • Paliativa.
  • Diagnóstica.
  • Reparadora.
  • Reconstrutora, cosmética ou plástica.

Resumo: – cirurgia de emergência – aquela em que há risco de vida ou de perda de membro caso o paciente não seja operado em um curto intervalo de tempo, geralmente < 6 horas. – cirurgia eletiva – aquela que pode ser postergada por até 1 ano sem causar grandes problemas ao paciente.

A principal diferença entre esses dois estados é que Emergência apresenta ameaça imediata para a vida do paciente, enquanto a Urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada.

classificadas quanto a: PORTE I: com tempo de duração de até 2 horas. Por ex.: rinoplastia. PORTE II: cirurgias que duram de 2 a 4 horas. Por ex.: colecistectomia, gastrectomia.

Uma cirurgia que foi considerada por muitos anos como a mais arriscada é a lipoaspiração.

O procedimento mais conhecido na Cirurgia Cardiovascular é o transplante de coração. Por conta da atenção exigida e dos conhecimentos teóricos necessários, essa especialidade está no ranking das especialidades médicas mais difíceis.

As cinco cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil em 2019 e...

  • Rinoplastia. A rinoplastia é uma cirurgia que visa corrigir, estruturar e remodelar o nariz do paciente, a fim de proporcionar um rosto mais harmonioso e simétrico. ...
  • Lipoaspiração. ...
  • Mamoplastia. ...
  • Abdominoplastia. ...
  • Mentoplastia.

As pequenas cirurgias mais feitas são a retirada de pintas, verrugas, lipomas e cistos sebáceos. O local da operação costuma ser clínicas de cirurgia plástica ou dermatológicas.

Brasil perdeu o primeiro lugar para os Estados Unidos em 2020. Lipoaspiração foi a cirurgia mais procurada, seguida da prótese mamária, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética.

Por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são urgência.

Para isso, é utilizado um sistema de cores. A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento.

Assim, a operação não precisa ser imediata, porém deve acontecer em um curto prazo. As situações que exigem um procedimento cirúrgico de urgência podem esperar entre 6 e 24 horas aproximadamente, a partir do diagnóstico. Dito isso, a cirurgia deve ser realizada em até um dia.

Cirurgia de Sofia é a maior que pode ser feita no ser humano, diz médico.

Cirurgia eletiva é uma cirurgia programada que não é considerada de urgência e que o médico agenda o dia e o horário para sua realização conforme mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia.

Cirurgias Infectadas: São todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão em presença de processo infeccioso (supuração local) tecido necrótico, corpos estranhos e feridas de origem suja. Ex: Cirurgia de reto e ânus com pus, cirurgia abdominal com presença de pus e conteúdo de colon.

O ato cirúrgico pode ter finalidade curativa, sobretudo quando há detecção precoce do tumor e é possível sua retirada total; ou finalidade paliativa, quando o objetivo é de reduzir a quantidade de células tumorais ou de controlar sintomas que comprometam a qualidade da sobrevivência do paciente.

Emergências são consideradas condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.

A emergência consiste em todo e qualquer evento que implique em risco iminente de morte. O paciente deverá ser diagnosticado e receber tratamento adequado nos primeiros momentos após ocorrido o evento. Dessa forma, o indivíduo necessita assistência médica imediata.