Quais são as cinco unidades temáticas da BNCC?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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Em Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.

Leitura/escuta; Produção (escrita e multissemiótica); Oralidade; Análise linguística/semiótica (reflexão sobre a língua, normas-padrão e sistema de escrita);

Cinco unidades temáticas norteiam o ensino de Geografia segundo a BNCC. Esses temas foram estruturados para possibilitar que o ensino do componente não seja apenas baseado na transmissão de informações ao aluno.

Unidades temáticas: arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Cada unidade temática contempla uma gama maior ou menor de objetos de conhecimento, assim como cada objeto de conhecimento se relaciona a um número de habilidades.

Conheça as seis unidades temáticas:

  • Brincadeiras e Jogos. Atividades organizadas pelas crianças, muitas vezes de forma espontânea, com regras definidas e um contrato coletivo – porquanto todos concordam em seguir as regras. ...
  • Esportes. ...
  • Ginástica. ...
  • Danças. ...
  • Lutas. ...
  • Práticas corporais e aventura.

Eixo 1: Linguagens, Educação Visual e Interdisciplinaridade. Eixo 2: Educação Matemática e Interdisciplinaridade. Eixo 3: Educação em Ciências da Natureza e Interdisciplinaridade. Eixo 4: Educação em Ciências Humanas e Interdisciplinaridade.

A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

A BNCC está organizada em torno de 5 áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso. Apesar de sua importância, a Língua Portuguesa é apenas um dos componentes curriculares da área de Linguagem, juntamente com Artes, Educação Física e Inglês.

Quais são as Unidades Temáticas de língua portuguesa? Os campos de atuação, ou seja, os contextos em que os gêneros textuais são feitos e consumidos, também têm destaque na BNCC. E essa é a maior novidade do documento para a Língua Portuguesa.

Assim, os campos de experiência da BNCC favorecem o desenvolvimento amplo da criança: motor, linguístico, cognitivo e socioemocional. Continue a leitura para conhecê-los mais de perto e conferir exemplos de como explorar cada campo junto aos pequenos!

São uma série de lições que fazem parte de disciplinas em todo o currículo, como matemática, leitura, estudos sociais, ciências... E tem um vínculo com o tema principal da unidade. Toda atividade precisa ter um foco principal na idéia temática.

Existem muitos eixos, mas os mais relevantes são: educação; saúde; segurança; economia e desenvolvimento; meio ambiente e sustentabilidade; cultura e comportamento; ciência e tecnologia; língua, linguagem e comunicação; juventude, infância e terceira idade; minorias sociais e étnicas; e acessibilidade.

Quais são os eixos da Educação Infantil e como trabalhá-los?

  • Artes visuais. O eixo Artes Visuais trabalha com a expressão artística das crianças. ...
  • Linguagem oral e escrita. O eixo Linguagem Oral e Escrita ajuda os estudantes a darem os primeiros passos para a alfabetização. ...
  • Matemática. ...
  • Movimento. ...
  • Música. ...
  • Natureza e sociedade.
  • Planejamento e Avaliação Institucional. ...
  • Desenvolvimento Institucional. ...
  • Políticas Acadêmicas. ...
  • Políticas de Gestão. ...
  • Infraestrutura.

Os eixos da Educação Infantil

  • Movimento.
  • Música.
  • Artes Visuais.
  • Linguagem Oral e Escrita.
  • Natureza e Sociedade.
  • Matemática.

Os Eixos Norteadores são definições fundamentais para que um Professor possa ministrar as suas aulas. São o espírito norteador dos seus objetivos educacionais. São a razão filosófica pela qual saímos de casa para ensinar um conhecimento.

A partir disso, são estabelecidos quatro eixos organizadores correspondentes às práticas de linguagem já apresentadas em documentos oficiais anteriores como os PCNs: Oralidade, Leitura/escuta, Produção de textos e Análise linguística/semiótica.

Ela está dividida em três partes: uma referente à Educação Infantil, outra, ao Ensino Fundamental e, a terceira, ao Ensino Médio.

Os fundamentos pedagógicos da BNCC possuem dois pressupostos: o foco no desenvolvimento de competências e o compromisso com a educação integral. Isso implica discutir o que os/as estudantes devem "saber" e o que devem "saber fazer".