Quais são as cinco ferramentas?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Você vai ler:

  • O que é uma ferramenta de qualidade?
  • Ciclo PDCA.
  • Diagrama de Pareto.
  • Diagrama de Ishikawa.
  • Carta de Controle.
  • Fluxograma de processos.

A ferramenta 5W2H é um conjunto de questões utilizado para compor planos de ação de maneira rápida e eficiente. Seu principal propósito é a definição de tarefas eficazes e seu acompanhamento, de maneira visual, ágil e simples.

Como funciona o Ciclo PDCA

  1. Plan. É a etapa em que as ações que vão ajudar a chegar mais perto da meta são planejadas. ...
  2. Do. Execute o plano de ação definido na etapa anterior. ...
  3. Check. Em seguida, verifique e analise resultados. ...
  4. Act. Por fim, incorpore os aprendizados e ajuste possíveis falhas a partir do que está dando errado.

Conheça 6 ferramentas gratuitas e fundamentais para colocar seu planejamento estratégico em prática:

  • Missão, Visão e Valores. ...
  • Análise 360° de oportunidades de negócio. ...
  • Análise SWOT. ...
  • As 5 Forças de Porter. ...
  • Matriz BCG. ...
  • Definição de metas para pequenas e médias empresas.

ferramentas que ajudam a organizar tarefas; ferramentas ideias para anotar informações.

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

O termo ferramenta deriva do latim ferramenta, plural de ferramentum. É um utensílio, dispositivo, ou mecanismo físico ou intelectual utilizado por trabalhadores das mais diversas áreas para realizar alguma tarefa.

Veja as 4 principais ferramentas de gestão empresarial!

  1. Key Performance Indicators ou KPI. Os indicadores-chave de performance ou KPIs são métricas utilizadas pelos gestores para medir e avaliar o desempenho dos processos de uma empresa. ...
  2. Canvas. ...
  3. Análise SWOT. ...
  4. Ciclo PDCA.

As ferramentas são classificadas também como Brutas – com o nível de utilização elevado, mas o nível de satisfação baixo; Especializadas – com baixo nível de utilização e elevado nível de satisfação; e de Impacto – com altos níveis de utilização e de satisfação, conforme figura deste artigo.

5 W:

  1. Quando (When): quando a ação será aplicada;
  2. Onde (Where): onde será o local de efetuação;
  3. Quem (Who): quem será o colaborador responsável;
  4. Por que (Why): qual o motivo dessa estratégia;
  5. O que (What): o que de fato será planejado.

O plano de ação nada mais é do que uma sequência cronológica de ações necessárias para atingir um certo objetivo. Assim, é importante saber quebrar ambições maiores em tarefas menores e pontuais – elas serão a base do seu planejamento.

6 dicas para aplicar 5W2H de forma correta

  1. Estabeleça metas antes da aplicação 5W2H. De fato, todo processo de mudança precisa ser estratégico em uma empresa. ...
  2. Faça um diagnóstico da situação. ...
  3. Use aplicativos ou sistemas de controle. ...
  4. Estruture o plano de ação. ...
  5. Acompanhe resultados. ...
  6. Promova melhorias contínuas.

O PDCA é uma metodologia de gerenciamento com o objetivo de promover a melhoria contínua de processos, produtos ou serviços. Podemos ver um simples exemplo de PDCA quando a sua empresa recebe reclamações de clientes em relação a um atendimento lento de sua equipe de suporte.

As sete ferramentas de qualidade abordadas neste artigo são: Histograma; Diagrama de Pareto; Diagrama de Causa e Efeito; Diagrama de Dispersão; Estratificação; Folha de Verificação e Gráfico de Controle.