Quais são as cinco feridas emocionais?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Nossos problemas de ordem física, emocional e mental são fruto de cinco feridas que trazemos da infância: rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça.

Uma das feridas emocionais mais profundas é a da rejeição, porque quem sofre com ela se sente rejeitado internamente, interpretando tudo o que acontece ao seu redor através do filtro da sua ferida, se sentindo rejeitado em situações em que, na verdade, não é. Vejamos com mais detalhes no que consiste esta ferida.

Deus, no entanto, não nos quer feridos pelo orgulho da altivez, de nos sentirmos sempre certos, muito menos prostrados com o sentimento de culpa, derrota e fracasso. O Mestre vem ao nosso encontro para curar as feridas da nossa alma e do nosso coração.

Na infância, sua ferida pode ter sido vivida num vínculo de amor e ódio com a mãe ou outra figura feminina. Você pode ter sido muito apegado e protegido pela mãe (ou avó). Ou, no outro extremo, ter se sentido abandonado por um distanciamento emocional desta mesma mulher.

De acordo com a psicologia, há 5 feridas emocionais mais comuns. São elas: A humilhação, quando alguém ataca a dignidade de diversas maneiras, denegrindo o outro e causando feridas conscientes e subconscientes.

Algumas dessas consequências podem incluir problemas de saúde mental, relacionamentos interpessoais difíceis, baixa autoestima e até mesmo problemas de saúde física. Quando uma criança sofre um trauma, isso pode afetar seu desenvolvimento ao longo da vida.

O Senhor cura os corações atribulados; ele enfaixa as feridas” (Sl 147,3) Corações atribulados, almas feridas... Não tem faltado gente a reclamar as dores da existência.

Nas feridas simples, como um corte ou arranhão, o primeiro passo deve ser lavar a ferida e a pele em volta para remover o máximo de bactérias e vírus, evitando o desenvolvimento de uma infecção. Essa lavagem pode ser feita com soro fisiológico, mas também com água e sabonete de pH neutro.

Essa aflição pode inclusive gerar dor física palpitações e outras somatizações. E há explicação científica para isso. Estudos mostraram que o cérebro registra rejeição da mesma forma que faz a dor física. E mais, quando há estresses muito grandes, como o causado pela rejeição, os músculos do coração podem enfraquecer.

Rejeição de pais
Quando se trata de rejeição familiar o desafio se torna um pouco maior. Porque é algo que pode estar atrelado ao indivíduo desde a infância. Além disso, o desprezo dos pais pode desencadear um enorme sentimento de insegurança em relacionamentos futuros.

As feridas emocionais como reflexo
Quando nos esquecemos e não cuidamos de nossas feridas, elas acabam fazendo parte do nosso inconsciente e influenciando e manchando os nossos pensamentos, o nosso estado emocional e o nosso comportamento.

Depois de conhecer o evangelho, descobri que todos nós temos feridas espirituais. Elas são causadas, assim como nossas feridas físicas, por negligência ou como resultado de violação de normas de segurança — neste caso, os mandamentos de Deus. São feridas que nem remédio nem cirurgia alguma pode curar.

A cura emocional é o processo de reconhecer, permitir, aceitar, integrar e processar experiências de vida dolorosas e emoções fortes. Pode envolver empatia, auto regulação, auto compaixão, auto aceitação, atenção plena e integração.

Quando falamos sobre cura interior , falamos sobre cura da ALMA. Quando nos convertemos o nosso espírito é vivificado pelo Espírito Santo e é curado da culpa do pecado este é o maior milagre de Deus.

O trauma psicológico é uma resposta emocional a um evento que deixou feridas na memória e no conceito de identidade de uma pessoa. Ela pode sentir uma série de emoções negativas logo após o acontecimento terrível ou a longo prazo. Pessoas traumatizadas frequentemente se sentem desamparadas, oprimidas e paranoicas.

Porque pessoas feridas ferem o outro, os vínculos, o mundo. Pessoas amargas, amargam o outro, os vínculos, a natureza. Pessoas pesadas, pesam pessoas. Mas ao virarmos o lado da vida, pessoas alegres, alegram pessoas.

Para tratar um bloqueio emocional, é aconselhável consultar um psicólogo. Esse profissional trabalhará regulando nossa expressão emocional de modo a desbloquear o problema. O tratamento costuma ser uma Terapia Cognitivo-Comportamental focada no nível cognitivo e emocional no início.

As feridas traumáticas são causadas por trauma grave, resultando em lesões com extensa perda cutânea e com prejuízo na viabilidade tecidual, como ferimentos descolantes nos membros inferiores, amputações de membros e de dedos, além de contusões, lacerações e grandes esmagamentos com exposição de tecidos nobres.