Quais são as cinco conteúdos da cultura corporal?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 25 de maio de 2023
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As categorias se basearam nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física no Ensino fundamental (BRASIL, 1997) e foram agrupadas em: Jogo, Luta, Dança, Ginástica e Esporte.

Dentre as produções dessa cultura corporal, algumas foram incorporadas pela Educação Física em seus conteúdos: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta.

Olá! Os cinco elementos da cultura corporal do movimento vem sendo construída desde o inicio da humanidade, e se perpetua através dos jogos, do esporte, da luta, da ginastica e da dança e circo.

Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: movimento corporal como elemento essencial; organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica; e produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ ou o cuidado com o corpo e a saúde.

7 Tipos de Cultura

  1. Cultura popular. A cultura popular é a base da cultura de qualquer povo e região. ...
  2. Cultura erudita. ...
  3. Cultura de massa. ...
  4. Cultura material. ...
  5. Cultura imaterial. ...
  6. Cultura organizacional. ...
  7. Cultura corporal.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s, 1998), os conteúdos da Educação Física abrangem alguns pontos como o conhecimento sobre o corpo, esportes, jogos, lutas, ginásticas e atividades rítmicas expressivas e que são de extrema importância para o desenvolvimento geral dos alunos.

A cultura corporal analisa os diferentes comportamentos dos seres humanos em seus grupos sociais. Ela reúne práticas relacionadas ao movimento, como dança, jogos, sexo e também festividades.

A importância da atual cultura corporal tem vários benefícios, como a preocupação com a saúde e a busca pela melhora da qualidade de vida, seja para problemas atuais como insônia e sobrepeso, ou para aperfeiçoamento profissional em algum esporte.

Dentro do contexto da cultura corporal do movimento estão atribuídas as diferentes manifestações corporais, sendo assim, os esportes, jogos, danças, ginasticas, brincadeiras, lutas e rodas exprimem sentido e significado para quem a produziu.

Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1), nesta etapa os conteúdos devem envolver práticas como jogos, brincadeiras, danças, conhecimentos sobre o corpo, manifestações ginásticas e jogos de oposição aplicados às lutas.

No documento, cultura corporal é o resultado da tematização de atividades expressivas corporais como os jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esportes, malabarismos, mímica entre outros.

Os esportes são classificados em 7 categorias distintas:

  • Esportes de marca.
  • Esportes de precisão.
  • Esportes técnico-combinatórios.
  • Esportes de invasão.
  • Esportes de rede divisória ou parede de rebote.
  • Esportes de campo e taco.
  • Esportes de combate.

Trata das formas de experimentação corporal em ambientes desafiadores para o praticante, seja na natureza, seja em espaços urbanos. Algumas dessas práticas costumam receber outras denominações, como esportes de risco, esportes alternativos e esportes extremos.

São os jogos, a dança, a ginástica, as lutas, o esporte, incluindo o de aventura, e as práticas orientais, como Tai chi chuan, Lian Gong, Yoga, etc.

A expressão do ser humano pela cultura corporal do movimento permite o mesmo reconhecer-se no meio, possibilitando ao aluno desenvolver valores como respeito mútuo, confiança, criatividade e muitas outras características fundamentais para o desenvolvimento integral do individuo.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

São elas:

  • cultura do poder;
  • cultura de papéis;
  • cultura de tarefas;
  • cultura de pessoas.

A cultura pode ser dividida em: material (são os bens tangíveis e concretos que os homens criam e usam, como o computador, o machado, aviões, vestimentas, etc.) e não material ou espiritual (abrange as ideias, crenças, ideologias, artes, folclore, conhecimentos e valores).

Os conteúdos dos PCNs do Ensino Fundamental são divididos em três blocos, para melhor contextualização e aplicação no âmbito escolar: esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas e conhecimentos sobre o corpo.