Quais são as cinco áreas de conhecimento?

Perguntado por: omello . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.

PREVISTAS PELA BNCC
1 – LINGUAGENS; • 2 – MATEMÁTICA; • 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA; • 4 – CIÊNCIAS HUMANAS.

5º Itinerário: Formação Técnica e Profissional
Esse itinerário específico é voltado para a Formação Técnica e Profissional dos estudantes.

As áreas do conhecimento são amplas categorias que agrupam diferentes disciplinas e campos de estudo baseados em temas, métodos e objetivos comuns. Assim, as áreas do conhecimento abrangem desde as ciências naturais e exatas até as ciências humanas e sociais, cada uma com suas próprias características e desafios.

Área de Conhecimento: São as dimensões maiores que se fragmentam nos componentes curriculares. Na Base, encontramos cinco áreas: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso, que, de acordo com o documento, é obrigatória para as escolas públicas e facultativa para particulares.

Os conhecimentos podem ser pensados a partir de quatro dimensões principais: científico, filosófico, religioso e empírico. Esses são os tipos de conhecimentos diferentes.

No total, existem 8 grandes áreas, 76 áreas e 340 subáreas do conhecimento. Em 2008, contudo, a Portaria nº 9 da Capes incluiu a grande área Multidisciplinar e, dentro dela, as áreas: Interdisciplinar, Ensino de Ciências e Matemática, Materiais e Biotecnologia.

Ciências exatas, humanas e biológicas são as três principais áreas do conhecimento. Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais.

A BNCC está organizada em torno de 5 áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso. Apesar de sua importância, a Língua Portuguesa é apenas um dos componentes curriculares da área de Linguagem, juntamente com Artes, Educação Física e Inglês.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva.

A BNCC é dividida entre a Base Comum e a parte diversificada. O objetivo da segunda parte é enriquecer e complementar a parte comum. A ideia é inserir novos conteúdos aos currículos que estejam de acordo com as competências estabelecidas pela BNCC e também com a realidade local de cada escola.

Os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo, estão organizados em três componentes: Aprofundamento, Eletivas e Projeto vida. E esses componentes devem dialogar com quatro eixos estruturantes: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.

São eles: Eixo I – Currículo e Prática de Ensino na Educação Básica, suas Modalidades e Atendimentos Específicos1; Eixo II – Gestão Educacional; e Eixo III – Grandes Temas da Educação.

E o que são os itinerário formativos? Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio.

São eles: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; E, no mínimo, 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservados para a Formação Técnica e Profissional.

Geralmente, as disciplinas eletivas são mais curtas, com duração de apenas um semestre. Enquanto as disciplinas obrigatórias, o projeto de vida e os itinerários formativos acompanharão o aluno por toda a jornada do Ensino Médio.

O Projeto de Vida é um componente obrigatório da etapa do Ensino Médio. Ele convida a escola a proporcionar um espaço seguro para que os alunos desenhem seus objetivos atuais e futuros.