Quais são as cidades mais populosas do Mato Grosso do Sul?

Perguntado por: omonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

A cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul é Campo Grande, a capital estadual, com mais de 897 mil habitantes. Em seguida, Dourados (243 mil), Três Lagoas (132 mil), Corumbá (96 mil) e Ponta Porã (92 mil) fecham o ranking das cinco cidades mais populosas do estado.

Após nossa pesquisa e análise de dados, selecionamos as cinco melhores cidades do estado para morar: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Bonito e Corumbá. Cada uma dessas cidades do Mato Grosso do Sul tem características únicas e oferece opções para diferentes perfis de moradores.

De acordo com o Ranking Connected Smart Cities de 2022, as cinco melhores cidades para se morar no Brasil em 2023 com mais de 500 mil habitantes são Curitiba (PR), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF).

Em Mato Grosso do Sul, 13 municípios mantiveram-se na mesma posição no ranking - Campo Grande segue liderando, com 897.938 pessoas, à frente de Dourados, que possui 243.368 habitantes.

Figueirão

Figueirão é a cidade menos populosa de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Censo 2022 divulgado nesta quarta-feira (28).

Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em 2020, o Mato Grosso ocupou a primeira posição de estados com maior VBP (Valor Bruto da Produção) no setor da agropecuária, com R$ 118,06 bilhões no ano. Mato Grosso do Sul estava na sétima colocação, com R$ 40,16 bilhões.

A medida abrange 28 Municípios fronteiriços brasileiros e paraguaios, na fronteira do Mato Grosso do Sul são: Sete Quedas e Corpus Christi; Aral Moreira, PedroJuan Caballero e Capitán Bado; Bela Vista e Bella Vista Norte; Caracol e San Carlos del Apa; Coronel Sapucaia e Capitán Bado;Japorã e Saltos del Guairá; Paranhos ...

Serra da Saudade

Serra da Saudade é a menor cidade do Brasil.

Com a abertura de 3.666 vagas de trabalho em sete meses, Rondonópolis é a cidade do interior de Mato Grosso que mais gerou empregos este ano. O Caged mostra que em julho, os setores de serviço e da construção civil fecharam o mês com saldo positivo na geração de empregos na cidade.

A agricultura se baseia nos cultivos de arroz, café, trigo, milho, feijão, mandioca, algodão, amendoim, cana-de-açúcar e, principalmente, soja, produto do qual o estado é um dos maiores produtores do Brasil.

Três Lagoas

Três Lagoas, a terceira maior cidade do Estado, terá uma nova agência do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) até o final deste ano.

Ranking de cidades mais seguras no Mato Grosso do Sul

  • Três Lagoas - 15,6 assassinatos/100 mil habitantes.
  • Campo Grande - 21,0 assassinatos/100 mil habitantes.
  • Dourados - 21,2 assassinatos/100 mil habitantes.

A cidade de São Paulo manteve a primeira colocação nos setores de comércio e mercado imobiliário. No eixo econômico de educação, liderado pela capital paulista em 2021, aparece a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, como a primeira colocada no ranking deste ano.

1- Guaratinguetá – SP
Localizada no Vale do Paraíba, região no interior de São Paulo, Guaratinguetá é a cidade com menor custo de vida do Brasil. Ou seja, pode ser considerada a cidade mais barata do Brasil.

1º lugar - A cidade mais barata do país é Guaratinguetá (São Paulo) Importante centro de comércio e de prestação de serviços do Vale do Paraíba. A cidade tem 752 km², com 121 mil habitantes. Fica a 530m de altitude e a 175 km da capital São Paulo.

Salto del Guairá

Guaíra é um município brasileiro localizado na região oeste do Paraná. Situa-se na fronteira do Brasil com o Paraguai e o Estado de Mato Grosso do Sul, às margens do Rio Paraná, quando faz divisa com a cidade paraguaia de Salto del Guairá e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.

Araguainha

O menor município de Mato Grosso, Araguainha, a 471 km de Cuiabá, perdeu 7,84% da população, de acordo com o Censo Demográfico 2022, divulgado nesta quarta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade é a quarta menor do Brasil.

Sua divisão política-administrativa é constituída por 141 municípios, sendo a cidade de Cuiabá a capital do Estado.