Quais são as cidades invisíveis?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

São lugares imaginários, sempre com nomes de mulheres: Pentesileia, Cecília, Leônia. Os relatos curtos são agrupados por blocos: as cidades e a memória, as cidades delgadas, as cidades e as trocas, as cidades e os mortos, as cidades e o céu.

Resposta: A cidade era como sonhos, imaginárias. São construídas a partir do desejo, medos. A cidade deveria ser leve, delicada, democrática e conceitual.

Belém

Cidade Invisível: após críticas, nova temporada da série se passa em Belém do Pará A série Cidade Invisível, lançada em 2021 pela Netflix, chegou para preencher uma lacuna no mercado de séries de fantasia: tratar da riquíssima mitologia do folclore brasileiro.

Com cinco novos episódios, a segunda temporada de Cidade Invisível foi lançada na Netflix recentemente, continuando a história que explora o folclore brasileiro. Enquanto a primeira parte mostrou as lendas no Rio de Janeiro, os novos capítulos se passam em Belém, no Pará, tendo a floresta Amazônica como pano de fundo.

Escrever é sempre esconder algo de modo que mais tarde seja descoberto. A fé é uma visão das coisas que não se vêem. O conhecimento do próximo tem isto de especial: passa necessariamente pelo conhecimento de si mesmo.

Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte etc), pela concentração de atividades econômicas dos setores secundário, terciário etc. As atividades primárias (agricultura, pecuária) são desenvolvidas na zona rural.

Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.

A referência a Fedora é uma homenagem a uma das cidades imaginadas por Ítalo Calvino no seu livro magistral As Cidades Invisíveis. “No centro de Fedora, metrópole de pedra cinzenta, há um palácio de metal com uma esfera de vidro em cada cômodo.

De acordo com Calvino (Calvino, 1997), A literatura segue itinerários que costeiam ou transpõem as barreiras das interdições, que levam a dizer o que não podia ser dito; inventar em literatura é redescobrir palavras e histórias deixadas de lado pela memória coletiva e individual.

Nas obras, o autor abandona o estilo neorrealista e faz opção pelo caminho literário conhecido como “realismo fantástico”, onde cada fase parece ganhar vida própria, mesclando fantasia e realidade, que teve no argentino Jorge Luís Borges um de seus grandes mestres.

Última Aparição
Débora é uma Entidade da cobra, irmã adotiva de Castro e irmã de Cobra Norato.

Você consegue entender isso?" —Eric para Matinta Perê. Eric Alves é um híbrido Humano-Entidade e antigo detetive de polícia do Departamento de Polícia Ambiental, é filho de Manaus e de Luiza Alves, neto de Januária Alves, viúvo de Gabriela e pai de Luna.

A personagem Gabriela Alves, interpretada por Julia Konrad, é qual Entidade na série? Ela também é protetora da natureza. Corpo Seco, a terrível entidade mística, é quem deixa Gabriela com os olhos brancos. A alma da personagem não encontra descanso.

Antunes, também conhecido como Corpo Seco, foi uma Entidade no qual sua alma era tão maligna que nem o céu e nem a terra a queria. Devido a Cuca ter aprisionado o seu corpo, ele só pode manifestar o seu espírito.

Matinta Perera
Nos novos episódios, Luna (Manu Dieguez), filha de Eric, parte com a Cuca (Alessandra Negrini) para o Pará, no intuito de encontrar o pai. Eles se reencontram depois que a garota faz um pacto com Matinta Perera (Letícia Spiller), nova personagem do folclore contemplada pela série.

A série nacional da Netflix conquistou fãs, mas também apresentou importantes reflexões para quem assistiu, e quem trabalhou na trama. Ao menos é o que pensa o ator Marcos de Andrade, que vive o personagem Danilo, o garimpeiro capanga da família Castro.