Quais são as chances de uma pessoa sobreviver a um raio?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e de uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%.

A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é ínfima: apenas uma em um milhão. Em 30% dos casos, as vítimas morrem por parada cardíaca ou respiratória . Os 70% restantes costumam sofrer sequelas, como perda de memória e diminuição da capacidade de concentração.

Mega da Virada: as chances (reais) de ganhar
"Em média, claro que depende do país, do local e das condições, a probabilidade de você ser atingido por um raio seria em torno de um para um milhão, ou seja, seria basicamente 50 vezes mais fácil ser atingido por um raio do que ganhar na Mega-Sena".

Além da chuva, os raios também podem trazer dores para o corpo humano. Segundo pesquisadores da Universidade de Cincinatti, nos Estados Unidos, tempestades com raios podem causar dores de cabeça fortes, particularmente em pacientes que sofram de enxaqueca.

“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa.

Os raios são muito perigosos, podem causar lesões e até serem fatais. Embora as chances de atingir uma pessoa sejam pequenas, é importante sempre estar atento.

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

Na realidade, as chances de ser atingido por um raio na piscina aumentam mas devido a um outro ponto… O que acontece é que, quando estamos na piscina, a parte mais alta daquele local pode acabar sendo a parte do nosso corpo que está pra fora da água e, como dissemos, este pode acabar sendo o alvo do raio.

O legal é não utilizar o equipamento caso você esteja embaixo da chuva (obviamente) ou caso ele esteja carregado na tomada enquanto chove, devido aos riscos de uma sobrecarga na corrente elétrica.

R: Mito e verdade. Estar descalço não é fator de atração de raios. Então, não ande descalço ou tome banho durante a tempestade, não é que atrai o problema e você ser energizado.

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Um levantamento anterior, realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indicava a cidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, como o local onde mais incidiam raios no país.

Mato Grosso do Sul é estado com maior incidência de raios, segundo Inpe. Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que Mato Grosso do Sul é um dos Estados que registra o maior índice de incidência de raios do Brasil.

Os estados que sofreram com o maior número de descargas elétricas ao longo do ano foram o Amazonas e o Pará Faltando apenas um dia para a final de 2022, o Brasil alcançou uma marca "estrondosa" neste ano. Até o dia 12 de dezembro, já haviam sido contabilizados por todo o território nacional 190 milhões de raios.

1 - Como saber se o raio caiu perto? A luz produzida pelo raio chega quase instantaneamente à visão de quem o observa. Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor.

Quando um raio atinge o solo, sua corrente aquece o solo e se for muito intensa poderá ocorrer a fusão de pequenas pedras, formando um pedregulho de aspecto estranho. Dizem que carregar uma destas pedras dá sorte e evita os raios. Evitar raios a pedra não evita, mas dar sorte, talvez sim!

Portanto, o celular pode ser utilizado durante tempestades desde que ele esteja desconectado da rede elétrica! Recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que os eletrônicos queimem.

Mantenha-se longe de árvores isoladas. Não permaneça dentro d'água durante as tempestades. Em casa, permaneça longe de portas e janelas. Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos.

Não ignore esse som, porque onde há trovão, há relâmpago, e o relâmpago pode matar ou causar danos de maneiras inesperadas. Isso inclui quando você está no chuveiro, na banheira ou até mesmo lavando a louça. Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade.

Raio nuvem-solo: com relação à trajetória, este é o tipo mais conhecido e o segundo tipo mais comum de raios. De todos os diferentes tipos de raios, é o que representa maior ameaça à vida e à propriedade, uma vez que atinge o chão.

"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.