Quais são as chances de um teste de farmácia dar errado?

Perguntado por: omedeiros . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os fabricantes de testes de farmácias atribuem uma eficácia de 95% a 99% aos seus dispositivos, desde que sejam realizados conforme instruções que acompanham os produtos.

Mesmo nessa fase há o risco de não conseguir ver o bebê, apenas um saco gestacional com 5 semanas ou nem isso devido ao risco de ovulação tardia, comum em mulheres com ciclos maiores ou mesmo com problemas como SOP. Por isso nada de pânico caso faça o primeiro ultrassom e não consiga ver nenhuma evidência de gravidez.

O que pode alterar o resultado do teste de gravidez?

  • Realização precoce do teste.
  • Teste de gravidez feito de forma errada.
  • Urina diluída em água.
  • Aborto espontâneo recente.
  • Uso de alguns medicamentos.
  • Problemas de saúde.
  • Teste de gravidez de farmácia fora da validade ou armazenado inadequadamente.

O teste de gravidez de farmácia é menos sensível do que o de sangue. Portanto, para que produza um resultado confiável, o indicado é realizá-lo com a primeira urina da manhã, já que esta possui maior concentração do hormônio HCG (caso este esteja presente no organismo).

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

O importante é saber que após dez minutos de feito o teste de gravidez, qualquer alteração do resultado deve ser levado como inconclusivo. Seguro mesmo, só até dez minutos, ok?

Os mais confiáveis são o exame de sangue feito em laboratório e o exame de urina, que se compra na farmácia. Os testes de farmácia possuem algumas diferenças entre si. Se você quer apenas verificar se está grávida ou não, o teste de tira é o suficiente. Ele mostra o resultado sem erro na maioria dos casos.

É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual.

Como o enjoo está associado à produção de hCG ele tende a se iniciar com 5 ou 6 semanas, apresentar um pico entre 8 e 10 semanas e, a partir de então, reduzir. Deve desaparecer completamente em cerca de 16 semanas, muito embora costume cessar antes deste período.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

As cólicas na gestação geralmente são causadas pela distensão uterina e também dos ligamentos que sustentam o útero na parte interna do abdômen. Com o crescimento do feto, estes ligamentos se distendem para acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Você pode sim fazer um teste de gravidez no meio do dia ou mesmo à noite. Entretanto é mais provável que você obtenha um falso-negativo principalmente se você ainda não está com atraso menstrual e se você tem bebido muita água e sua urina está diluída.

Grávida 2-3: indica que você está grávida e que você concebeu há aproximadamente 2-3 semanas atrás. Grávida 3+: indica que você está grávida e que você concebeu há aproximadamente 2-3 semanas atrás.

Segundo médicos o teste é simples, onde a gestante leva apenas uma leve picada no dedo, podendo ser feitos no próprio consultório médico. O teste é realizado com apenas uma gota de sangue do dedo da gestante, que de acordo com dados, garante 91% de acerto no diagnóstico.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

– Você está grávida, mas o teste possui algum problema
Além disso, é importante verificar se o teste está com a validade vencida. Nesses casos, o reagente utilizado para detectar o B-HCG pode não estar funcionando, produzindo um resultado falso negativo.

A futura Mamãe na 2ª Semana de Gravidez
O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.