Quais são as chances de repetir de ano?

Perguntado por: ealbuquerque5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

No Brasil, meninos têm mais chance de repetir de ano do que meninas. Repetência: 2,6 milhões de alunos foram reprovados em 2018 – o que corresponde a 11,3% do total de alunos e a 6,9% das alunas. Crédito: Pexels. Meninos têm probabilidade maior de repetir de ano, no Brasil, em comparação com meninas.

Na rede de ensino do Estado de São Paulo, na qual a escola está inserida, é adotada a progressão continuada no Ensino Fundamental em três ciclos: do 1º ao 3º ano, do 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano. No Ensino Médio, a retenção pode acontecer em qualquer série.

Na maioria dos casos, as matérias possuem algumas provas ao longo do tempo e a média total deve ser de, pelo menos, 60% para que o aluno seja reprovado.

Hoje, os alunos só podem ser retidos ao final do 5º e do 9º anos, séries que finalizam os ciclos atuais. O mesmo acontece na rede estadual. A proposta é que os ciclos passem a terminar na 3ª, na 6ª e na 9ª séries (com possibilidade de reprovação) e que possa haver retenção também na 7ª e na 8ª.

Ou seja, alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental não podem ser reprovados, uma vez que a alfabetização não tem um caráter avaliativo. Por isso, mesmo que os educadores não considerem que a criança está alfabetizada durante os três primeiros anos escolares, ela não pode ser retida em sala de aula.

Então confira algumas ações que o professor pode fazer para melhorar o desempenho de seus alunos.

  1. Entenda a causa da nota baixa do aluno e só então decida como agir. ...
  2. Inove no método de aprendizado. ...
  3. Procure novas formas de se comunicar com os alunos. ...
  4. Envolva a tecnologia no aprendizado. ...
  5. Movimente o aluno.

Acompanhar o seu próprio ritmo, através de aulas mais leves e divertidas, aumentará a autoconfiança do aluno, impactará diretamente em seu rendimento na sala de aula regular e consequentemente, na diminuição da taxa de reprovação da sua escola.

A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação | Portal Jurídico Investidura - Direito.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira (7) um parecer que recomenda que escolas públicas e privadas evitem a reprovação dos estudantes neste ano por causa da pandemia do coronavírus.

A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos. Levando em conta esse dado (que ainda pode variar em função da distribuição das horas em cada jornada), o aluno que faltar a mais de 50 dias de aula não pode ser promovido para o próximo ano escolar.

A física tem demonstrado ser uma disciplina importante no currículo da maioria das escolas e é a responsável pelo alto índice de reprovações das escolas da região.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

OBS : Estes 25% equivalem a 50 faltas caso conte o período total de aula.

É considerado aprovado o aluno do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que obtiver Média Anual (MA) igual ou superior a 7,0 (sete).