Quais são as chances de engravidar Fora do período fértil?

Perguntado por: ebelem . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Mesmo que a mulher mantenha relações sexuais sem preservativo, ela não engravida se não houver um óvulo para ser fecundado. E esse óvulo só é liberado dentro daqueles 5 dias citados. Então, é praticamente impossível engravidar fora do período fértil porque não ocorre ovulação.

Vejamos alguns exemplos: Uma mulher que tem um ciclo menstrual regular de 28 dias, tem o período fértil entre o 10° dia e o 14° dia do ciclo. Caso queira engravidar, deve manter relações sexuais com seu parceiro dentro dessa fase, de preferência em dias alternados, ou seja, um dia sim e outro, não.

Em diversos casos, é compreendido como período fértil entre os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação. Assim, se você tiver relação nesses dias, consequentemente tem maiores chances de engravidar. No entanto, se a relação ocorrer até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer.

Muitas mulheres acreditam que é impossível engravidar durante a menstruação. A concepção, de fato, não pode ocorrer durante o período menstrual. Porém, havendo uma rara conjugação de fatores, uma relação sexual enquanto se está menstruada é capaz, sim, de gerar gravidez alguns dias depois.

Posso engravidar antes da menstruação? Nos dias que antecedem a menstruação o óvulo já perdeu a sua capacidade de ser fecundado e as chances de engravidar são mínimas. Portanto os casais que tiverem relações sexuais nos dias que antecedem a menstruação tem baixa possibilidade de engravidar.

Pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte) – Deve ser usada somente em casos de emergência, até 72 horas após a relação sexual desprotegida. Ela evita a gravidez não desejada, impedindo ou retardando a ovulação e diminuindo a capacidade dos espermatozoides de fecundarem o óvulo.

Diante dos resultados, sem considerar a esterilização, que tem eficácia total, podemos destacar a pílula anticoncepcional como o método mais seguro. Ela se mostrou eficaz em 99,9% dos casos. O preservativo masculino, que também está entre os mais usados do Brasil, pode ter falha entre 8 e até 20%.

Métodos contraceptivos naturais podem ajudar no conhecimento do corpo feminino

  1. Tabelinha. Um dos métodos naturais mais conhecidos é a tabelinha ou calendário menstrual. ...
  2. Temperatura basal. ...
  3. Muco vaginal. ...
  4. Combinar métodos contraceptivos. ...
  5. Sobre o programa de rádio.

Então, basta contar entre 10 e 14 dias após o primeiro dia da menstruação e você terá um momento propício para engravidar. É uma conta simples, mas que pode confundir um pouco, principalmente quando a mulher não tem um fluxo menstrual bem definido ou quando o seu ciclo é bagunçado, o que é bem comum.

Os sintomas de enjoos, vômitos e sensibilidade nas mamas são frequentes desde o início da gravidez. Porém, sinais como a percepção de movimentação fetal e a palpação abdominal do bebê tendem a ser achados mais tardios na gravidez (entre 20 e 22 semanas).

4 Sintomas da fecundação
Cansaço e sonolência excessiva; Seios inchados e doloridos.

O método de retirada é eficaz para evitar uma gravidez? O método de retirada (ou coito interrompido) não costuma ser considerado como uma forma muito eficaz de contracepção. Em cada 100 pessoas que usam o coito interrompido como contraceptivo, cerca de 20 a 27 engravidarão dentro de um ano (1, 2).

Para aliviar a ansiedade dos tentantes, vamos aos fatos. O consenso médico diz que ter de três a quatro relações sexuais durante o período fértil (fase da ovulação) é suficiente para aumentar as chances de concepção.

Observe sua secreção (muco) vaginal
Seus hormônios também alteram a textura do muco cervical, o líquido pegajoso que sai do colo do útero. À medida que seu corpo se prepara para ovular, você libera mais secreção e ela fica mais elástica e escorregadia, como claras de ovos cruas.

Ciclo regular
Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.

Você pode ter um ciclo anovulatório sem saber, pois é possível que a menstruação aconteça normalmente. Se você não estiver ovulando, sua menstruação pode parar, ou você pode perceber se estiver usando um teste de ovulação e não observar um aumento de LH.

"O que importa de fato é a concentração de espermatozoides com mobilidade progressiva no esperma, não a força da gravidade." Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Mas, pode-se dizer que a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é a partir do 16º dia após a ovulação e a relação sexual, de acordo com os dias de fase lútea para que aconteça o atraso. A grande maioria das mulheres tem fase lútea de aproximadamente 12 a 16 dias.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

G1 - DIU pode ser usado para substituir pílula do dia seguinte, diz estudo - notícias em Ciência e Saúde.

Você fica mais fértil quando ocorre a ovulação, cerca de 10 a 16 dias antes da próxima menstruação. A ovulação pode ocorrer mais cedo quando você tem um ciclo curto. O espermatozoide pode sobreviver em seu organismo por até 5 dias e pode fecundar o óvulo assim que ele é liberado.