Quais são as células vermelhas?

Perguntado por: nguedes5 . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Os glóbulos vermelhos ou eritrócitos são as células responsáveis pelo transporte do oxigénio e pela cor vermelha do sangue. Contêm hemoglobina, que é uma proteína que liga o oxigénio para que possa ser transportado no sangue.

Hemácias são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas por eritrócitos ou glóbulos vermelhos, que estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,0 x 106/mm³, em condições normais.

Hemácias. As hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos ou eritrócitos, são as células presentes no sangue responsáveis por transportar oxigênio no organismo.

Os glóbulos vermelhos ou eritrócitos são as células responsáveis pelo transporte do oxigénio e pela cor vermelha do sangue. Contêm hemoglobina, que é uma proteína que liga o oxigénio para que possa ser transportado no sangue.

Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias.

Existem dois tipos de célula: as células procariontes, com estruturas mais simples, presente nas bactérias; e as células eucariontes, presente nos animais e vegetais.

Estas células são produzidas na medula e existem 5 tipos na corrente sanguínea.

  • NEUTRÓFILOS: Responsáveis pela proteção contra infeções bacterianas. ...
  • EOSINÓFILOS: Responsáveis pela defesa contra parasitas e pelo fenómeno da alergia.
  • BASÓFILOS: Permitem a dilatação dos vasos sanguíneos.
  • LINFÓCITOS: ...
  • MONÓCITOS:

Os leucócitos, também denominados glóbulos brancos, são um grupo de células constituído por neutrófilos, basófilos, eosinófilos, linfócitos e monócitos que têm a função de proteger o organismo contra infecções. Eles são produzidos na medula óssea ou em tecidos linfoides e permanecem no sangue temporariamente.

As células do sangue são: os glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas.

Componentes

  • Plaquetas : Asplaquetassão células que participam do processo de coagulação. ...
  • Leucócitos: Osleucócitossão glóbulos brancos. ...
  • Hemácias: Ashemáciassão glóbulos vermelhos do sangue. ...
  • Plasma: Oplasmaé um líquido amarelo claro que representa 55% do volume total de sangue.

Os eritrócitos, hemácias ou glóbulos vermelhos são uma das células constituintes do sangue, tal como as plaquetas e glóbulos brancos. Contêm a hemoglobina, a proteína que se liga ao oxigénio para o transportar desde os pulmões até aos tecidos e órgãos, pela corrente sanguínea.

Os linfócitos são parte de um grupo de células chamadas leucócitos (glóbulos brancos) que integram o nosso sistema imunológico, combatendo agentes agressores que podem causar infecções.

A principal função da hemácia é trocar dióxido de carbono por oxigênio na circulação pulmonar, trocar oxigênio por dióxido de carbono nos tecidos periféricos e transportar o dióxido de carbono de volta para os pulmões. A composição físico-química das hemácias otimiza esta função.

HCM ou HGM: a hemoglobina corpuscular média, também conhecida como hemoglobina globular média, é responsável por analisar o peso da hemoglobina presente nas hemácias.

É na medula óssea, encontrada na cavidade interna dos ossos, que ocorre a produção das células do sangue. Nesse local está a célula-tronco hematopoiética, responsável por essa produção.

Dentro da medula óssea, todas as células sanguíneas se originam de um mesmo tipo de célula não especializada, denominada célula-tronco. Quando uma célula-tronco se divide, ela se torna primeiro um glóbulo vermelho, glóbulo branco ou célula produtora de plaquetas imatura.

De maneira geral nosso sangue é composto por três tipos de células: As hemácias: possuem função principal de transportar gases oxigênio e carbônico; Os leucócitos: as conhecidas células brancas que funcionam como um exército de defesa; As plaquetas: possuem função importantíssima na hemostasia primária (coagulação).

Micróglias: atuam na defesa do sistema nervoso; Neurônios: são responsáveis pela transmissão de mensagens; Células dendríticas: atuam no transporte de antígenos; Células de Schwann: atuam na produção de mielina, que auxiliam na produção dos impulsos nervosos.