Quais são as causas do defeito Septal ventricular atrial?

Perguntado por: osales . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Resumo. Os defeitos do septo ventricular são defeitos no septo interventricular que permitem o shunt de sangue entre os ventrículos esquerdo e direito. Geralmente congênito, porém raramente adquirido após infarto do miocárdio ou trauma. Pode estar associado a outros defeitos congênitos, como a tetralogia de Fallot.

Sabe-se que está associado às seguintes doenças: – Defeito do septo atrial: é um defeito do septo atrial que forma um buraco na parede entre as duas câmaras superiores do coração (átrios), permitindo a passagem de sangue de um átrio para o outro. A condição é congênita e está presente desde o nascimento.

O septo interatrial é formado por duas membranas, o septum primum e o septo sucundum. O primeiro é fibroso, delgado, surge primeiro e anterossuperior aos átrios. Depois, forma-se o ostium secundum, mais superior e divide o septo em inferior e superior.

Septo interventricular corresponde à parede muscular ou septo localizado na porção inferior do coração. Tem a função de separar o ventrículo esquerdo do direito, para que não haja mistura de sangue venoso (pobre em oxigênio) com o arterial (rico em oxigênio).

O septo cardíaco é uma parede muscular que divide o lado direito do lado esquerdo do coração, impedindo que o sangue venoso (pobre em oxigênio) se misture com o sangue arterial (rico em oxigênio).

As opções terapêuticas existentes para prevenção de recorrência de AVC em doentes com defeitos de septo interatrial (DSA), forame oval patente (FOP) e aneurisma de septo interatrial (ASI) são antiplaquetários ou anticoagulantes e abordagem cirúrgica com oclusão do defeito.

Caracterizado como redundância ou deformação sacular do septo interatrial associado a um aumento da mobilidade, o aneurisma do septo interatrial (ASI) é uma alteração cardíaca com relevância clínica ainda incerta.

São elas: estenose pulmonar, defeito no septo ventricular, deslocamento da aorta para a direita (aorta acavalada) e hipertrofia ventricular direita.

Causas: O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes).

O forame oval é um orifício que comunica o lado direito com o lado esquerdo do coração. Durante a gestação, é essa comunicação que possibilita que o feto receba o sangue oxigenado da mãe para se desenvolver, uma vez que seus pulmões ainda não funcionam. Logo após o nascimento, há o fechamento natural do forame oval.

Existe o septo atrioventricular, um septo horizontal que divide o coração em porções superiores (átrios) e inferiores (ventrículos). Já o septo interatrial representa um septo sagital que divide a porção superior do coração em duas câmeras, ou seja, dois átrios (direito e esquerdo).

O VENTRÍCULO ESQUERDO recebe o sangue do ÁTRIO ESQUERDO, através da VÁLVULA MITRAL, e em seguida bombeando sangue oxigenado para todo o corpo, que passará através da VÁLVULA AÓRTICA para a ARTÉRIA AÓRTA. Algumas doenças podem fazer crescer o CORAÇÃO e suas câmaras, podendo comprometer sua eficiência.

Anormalidades em qualquer parte do SEPTO CARDÍACO resultante de uma comunicação anormal entre as câmaras do coração, esquerda e direita. O fluxo sanguíneo anormal dentro do coração pode ser causado por defeitos no SEPTO INTERATRIAL, SEPTO INTERVENTRICULAR, ou ambos.

A coronária direita irriga tipicamente o ventrículo direito, a parte posterior do ventrículo esquerdo e o septo interventricular posterior, o átrio direito e o septo interatrial, contribuindo para a irrigação do sistema de condução do coração.

O septo atrioventricular do coração normal separa o átrio direito do ventrículo esquerdo. Ele tem duas partes: Uma é muscular, e existe porque a inserção da cúspide septal da valva tricúspide se dá mais em direção ao ápice ventricular do que a inserção correspondente da valva mitral (figura 6.1a).

Introdução: A ruptura do septo interventricular (RSI) é uma complicação mecânica do infarto agudo do miocárdio (IAM) pouco prevalente, porém com elevada mortalidade.

O septo nasal é uma pequena cartilagem e osso cuja função é separar as paredes das narinas. Ele precisa estar localizado bem no meio do nariz, separando um lado do outro. Quando esse septo não está reto e possui algum tipo de desvio, o indivíduo é diagnosticado com desvio de septo.

Os lados direito e esquerdo do coração são separados pelos septos interatrial e interventricular. Além disso, os átrios são separados dos ventrículos pelo septo atrioventricular.

São eles: o músculo papilar septal, o músculo papilar anterior e o músculo papilar posterior.

Continuar lendo O que é parede Septal?