Quais são as causas de falta disciplinar grave?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Estabelecidas essas premissas sobre os conceitos de justa causa e de falta grave, vejamos algumas das faltas graves em espécie que podem ser praticadas pelos empregados.

  • Improbidade. ...
  • Incontinência de conduta e mau comportamento. ...
  • Condenação criminal. ...
  • Desídia. ...
  • Embriaguez habitual ou em serviço. ...
  • Violação de segredo da empresa.

13) A falta disciplinar grave impede a concessão do livramento condicional, por evidenciar a ausência do requisito subjetivo relativo ao comportamento satisfatório durante o resgate da pena, nos termos do art. 83, III, do Código Penal – CP.

I – descumprir, injustificadamente, a restrição imposta; II – retardar, injustificadamente, o cumprimento da obrigação imposta; III – inobservar os deveres previstos nos incisos II e V, do artigo 39, desta Lei.

VII, da LEP estabelece que a falta grave consiste em ter, utilizar ou fornecer aparelho telefônico, de rádio ou similar que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

A competência para a instauração desse procedimento é do diretor do estabelecimento prisional, que é o detentor do poder disciplinar. Ao preso investigado deverá ser assegurado o direito de defesa, a ser realizado por advogado ou defensor público.

Confira alguns exemplos de situações que podem ser configuradas como indisciplina: Se negar a realizar registro de ponto; Ignorar a exigência da utilização de uniformes e equipamentos de EPI (Equipamento de Proteção Individual); Fumar em lugares proibidos na empresa, principalmente se houver algum risco nessa ação.

I- 03 (três) meses para as faltas de natureza leve; II- 06 (seis) meses para as faltas de natureza média; III- 12 (doze) meses para as faltas de natureza grave. É importante ressaltar que a data-base para cômputo dos 12 meses nas faltas graves não se dá quando do dia da prática da infração administrativa.

O inquérito para apuração de falta grave constitui procedimento judicial especial previsto pelo Artigo 853, da CLT para a rescisão do contrato de trabalho de empregado dotado de estabilidade, que por conta de sua condição não pode ter seu contrato de trabalho diretamente rescindido.

22. Será sempre classificada como "grave" a transgressão da disciplina que constituir ato que afete a honra pessoal, o pundonor militar ou o decoro da classe.

Regra: o inadimplemento deliberado da pena de multa cumulativamente aplicada ao sentenciado impede a progressão no regime prisional. Exceção: mesmo sem ter pago, pode ser permitida a progressão de regime se ficar comprovada a absoluta impossibilidade econômica do apenado em quitar a multa, ainda que parceladamente.

O cometimento de falta grave, por falta de previsão legal, não interrompe o prazo para aquisição do benefício do livramento condicional.

Por falta, podemos considerar:

  • Colisões entre jogadores.
  • Ofensas entre jogadores.
  • Segurar o jogador alheio.
  • Encostar a bola na mão, jogadores de linha (com ou sem intenção)
  • Pé alto.
  • Jogada perigosa.
  • Ter a intenção de atingir o jogador adversário.

Existem 3 tipos de faltas,são elas:faltas técnicas ,faltas pessoais ,falta disciplinas .

As faltas injustificadas podem gerar punições para os colaboradores, sejam em reflexos no salário, advertências ou em casos mais graves, até mesmo demissões. Confira alguns possíveis acontecimentos para tais faltas: Desconto referente ao dia de ausência do funcionário.

É imprescindível a instauração de procedimento administrativo disciplinar. Pad, assim como a homologação judicial para que a falta grave seja considerada para impedir a concessão de benefícios ao sentenciado.

30 dias

A lei limitou em 30 dias a execução dessas sanções por entender que seria suficiente para reprovar a conduta do sentenciado e impedir a prática de outras, resguardando, assim, a disciplina e segurança no estabelecimento prisional. Nada possui de similar com a remição, que tem regra própria.

As faltas disciplinares são aquelas condutas que afrontam o dever de disciplina.

Como vimos, as suspensões podem ocorrer por dois motivos. São eles: Acordo entre empregador e empregado mediante alguma doença ou risco à saúde do colaborador; ou. Como uma medida disciplinar a um ato grave que o funcionário tenha cometido.

De acordo com a legislação, a principal consequência para situações em que o trabalhador comete um ato de indisciplina ou de insubordinação é a demissão por justa causa CLT. Ou seja, se o funcionário infringir qualquer uma dessas regras do artigo 482 clt, poderá ser afastado das suas atividades laborais.

Deverá ser declarado o valor da causa e as custas serão à razão de 2% sobre o valor do pedido e este, obrigatoriamente deverá ser declarado, servindo tanto para o cômputo das custas, como também, para o dos honorários de advogado.