Quais são as causas da falta de equilíbrio?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

A vertigem pode ser de causa: Central, quando se deve a doenças cerebrais, como tumores, doenças degenerativas, acidentes vasculares cerebrais, tóxicos e infeções como meningite, encefalite ou abcessos. Periférica, quando se deve a alterações ao nível do ouvido interno, mais especificamente do sistema vestibular.

Os sintomas da falta de equilíbrio incluem tonturas, sensação de flutuação, sensação de estar girando ou se movimentando, quando na verdade a pessoa está parada em pé ou sentada. Como resultado, esse problema acarreta insegurança em relação à capacidade dos indivíduos de exercerem suas atividades de rotina.

Normalmente, pode ocorrer ou agravar-se em certas posições corporais ou às mudanças da posição da cabeça, e está ligada a outros sintomas, como impulsão, oscilopsia, ataxia de marcha, náuseas e vômitos.

Melhore seu equilíbrio corporal e viva mais e melhor

  1. Caminhar, andar de bicicleta e subir escadas fortalece músculos das pernas.
  2. Exercícios de alongamento melhoram a flexibilidade e a consciência corporal, podendo melhorar a postura e o equilíbrio.
  3. Faça Yoga ou Tai Chi Chuan. ...
  4. Se o seu médico permitir, faça musculação.

Exercícios para controle do equilíbrio reativo
Caminhar sobre uma trave de equilíbrio ou linhas desenhadas no solo, e inclinar o tronco, com um pé à frente do outro ou sobre uma perna só; Ficar em pé sobre uma mini cama elástica, prancha de balanço ou prancha deslizante; Dar passos cruzando as pernas à frente ou atrás.

Para estimular o equilíbrio e agilidade:
Jogo da amarelinha (pular em um pé só, trocar os pés no salto); Andar em travesseiros ou almofadas; Saltar de quadrado em quadrado (delimitados com fita crepe no chão, por exemplo, ou em um piso geométrico); Corda bamba (caminhar em cima de uma corda)

Os sistemas sensoriais (visual, somato-sensitivo e vestibular) são responsáveis pelo início do processo de construção do equilíbrio corporal humano.

Como citado, as estruturas de dentro do ouvido contribuem para o equilíbrio. A cóclea, que é responsável por transformar as ondas sonoras em impulsos lidos pelo cérebro e o vestíbulo que é responsável pelo equilíbrio. Quando estas estruturas são afetadas e não funcionam da maneira correta, pode acontecer a labirintite.

Para o equilíbrio corporal ser mantido é necessário um conjunto de estruturas funcionalmente entrosadas: sistema vestibular, sistema visual, sistema proprioceptivo e o meio ambiente.

Chamamos de ataxia um transtorno neurológico caracterizado pela falta de coordenação de movimentos musculares voluntários e também pela falta de equilíbrio. O comprometimento de movimentos se deve ao fato de o cerebelo, parte do encéfalo responsável pela coordenação motora, ser o principal afetado pela doença.

De acordo com Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, várias doenças podem causar tonturas, entre elas as labirintites, doenças de causas cerebrais, metabólicas (como o diabetes), doenças tireoidianas, colesterol alto, problemas na coluna cervical, pressão alta e dieta desregrada.

Apesar de não ser uma exclusividade dos idosos, a perda do equilíbrio aparece com mais destaque nessa população. Isso acontece porque há uma atrofia neurológica quando envelhecemos e isso vai, aos poucos, reduzindo nossa sensibilidade e a percepção do equilíbrio.

O estresse e a ansiedade têm sido associados a um desequilíbrio químico no corpo que causa sensação estranha na cabeça. Pessoas com ansiedade têm dificuldade em controlar pensamentos preocupantes que aumentam a pressão e aumentam seus níveis de estresse.

Dificuldade de equilíbrio e coordenação são sintomas que podem estar relacionados a diversos problemas de saúde. Esses problemas podem afetar o sistema nervoso central, os músculos ou o labirinto (parte do ouvido responsável pelo equilíbrio).

Praticar o Yoga traz vários benefícios para o corpo e a mente, como maior flexibilidade, melhor oxigenação e até mesmo maior concentração. Além disso, o yoga pode promover uma melhora na autoestima e ajuda no desenvolvimento do corpo, tudo isso visando o encontro do equilíbrio próprio.